Vai abrir um negócio? Conheça esses 3 elementos básicos

Qual o seu sonho? Ter uma casa própria? Montar um próprio negócio? Fazer viagens?

Estas são apenas algumas das perguntas mais clássicas que muitos brasileiros não conseguem definir quando o assunto é tornar sonho em realidade.

Uma pessoa que deseja montar um negócio próprio sempre vem acompanhado com o sentimento de “saco cheio” do trabalho e do patrão ou por querer ser independente no trabalho e etc. São vários os motivos que levam a pessoa a tomar essa decisão.

Algumas decisões como: estar de saco cheio do trabalho e buscar maneiras de ganhar dinheiro rápido e fácil sempre foi um dos fatores que motivam muitas pessoas a montarem um negócio e depois ao longo do tempo acabam desistindo pois começam a enxergar que esse tipo de conceito era totalmente errado.

Abrir um negócio não é um modelo para ganhar dinheiro rápido e fácil, mas aliar o que você tem prazer em fazer, que tenha um significado na sociedade e que as pessoas estejam dispostas a pagar por esse produto ou serviço. O dinheiro? Isso é apenas uma consequência de um trabalho bem feito.

Se você quer abrir um negócio, então não caia na ilusão de ganhar dinheiro rápido, tudo tem o seu tempo e ao longo do caminho você vai falhar várias vezes, mas é nesse momento que você vai aprender a criar novas estratégias encima dessas falhas, sacudir a poeira e continuar a caminhada até chegar no seu objetivo final. Tenha sempre um objetivo bem claro na sua vida.

Empreender no Brasil requer um sonho na mente e a realização com os pés no chão.

Para facilitar ainda mais a sua vida e dar os primeiros passos para abrir um negócio separei 3 elementos básicos que você precisa saber para iniciar corretamente: Visão, Coragem e Competência

Visão para abrir um negócio

O Empreendedor tem que de alguma forma enxergar a oportunidade.

Quando uma pessoa vai abrir qualquer tipo de negócio seja de produtos ou serviços, é muito importante que o empreendedor tenha visão de negócios, ou seja, ser uma pessoa visionária que tenha a capacidade de “prever o futuro” do seu negócio tendo uma visão bem clara do modelo de negócio que pensa em construir.

A visão do modelo de negócio nada mais é do que você entender as necessidades do mercado, a demanda do mercado, a possibilidade de crescimento, concorrências, tendência do mercado (se está crescendo ou regredindo), escalabilidade, impacto social, impacto econômico na empresa, riscos, fraquezas, oportunidade e muitos outros fatores que devem ser analisados se realmente vale a pena ou não dedicar tempo no negócio.

Coragem para iniciar

Não basta ter uma visão e um projeto incrível no papel se você não tiver a coragem de dar o primeiro passo. Sem dúvida essa é uma etapa que bloqueia muitas pessoas a começarem seu negócio com o medo de que pode não dar certo ou até mesmo sabe que vai dar certo, mas fica procrastinando e adiando, esperando o tempo passar.

É preciso muita coragem para tomar uma decisão que pode mudar a forma como você vive. Muitas pessoas irão colocar pedras no seu caminho desmotivando ou dizendo que é impossível, que você fez a escolha errada e muitas outras palavras que em vez de aumentar a sua confiança, simplesmente colocam medo e tiram a sua coragem de começar.

Aqui esta um artigo da PEGN mostrando os 7 perfis de pessoas que podem destruir seu negócio.

Mas se o seu sonho e sua coragem de ter seu próprio negócio for maior que as pessoas medianas que te desanimam, então você está no caminho certo. Mas lembre-se, seja aquele empreendedor de mente e olhos abertos para minimizar o risco de cometer erros, mas mantenha sempre a coragem e ousadia para tornar seu negócio grande e sua vontade de vencer maior ainda.

Competência na área

A última e não menos importante é a competência. Para ter sucesso em um negócio é necessário ter a Visão, Coragem e a Competência naquilo que você irá fazer. Não adianta ter somente visão e coragem se você não souber o que fazer e como fazer.

Muitas pessoas quando querem começar seu negócio próprio, pelo fato de achar que já sabem fazer algum tipo de serviço só porque trabalhou muito tempo em uma empresa do ramo, não significa que seja competente em determinadas áreas para administrar um negócio.

Um exemplo bem claro é um soldador que trabalha muitos anos em uma empresa de usinagem e pretende abrir seu próprio negócio. Geralmente essa pessoa tem a experiência de soldar, mas não tem a expertise de administrar um negócio, conseguir clientes, gerenciar o fluxo de caixa, negociar com fornecedores e etc.

A maneira mais simples e prática para ter competência no seu negócio é estudar, participar de palestras, cursos que de fato possam ajudar o seu negócio a crescer e criar um bom network para aprimorar os conhecimentos. Mas para isso é necessário ser humilde e reconhecer seus pontos fracos e melhorá-los dando o melhor de si para se diferenciar no mercado.

Gostou deste breve artigo?

Se você gostou desse artigo e viu que conseguiu dar uma clareada de como dar os primeiros passos para abrir o seu negócio, então deixe seu comentário abaixo, pois estou muito curioso para saber o que você achou, isso é muito importante para saber se você está gostando dos nossos conteúdos.

Sucesso e até o próximo artigo!!!

Categoria: Marketing, Vendas
Post anterior
O que faz seu concorrente vender mais do que você?
Próximo post
3 canais para trabalhar com marketing nessa crise
Menu