35 Dicas para ser mais feliz como empreendedor

Quando uma pessoa se torna um empreendedor e decide seguir esse caminho irá sofrer diversos contratempos e dificuldades. Sempre vejo pessoas que querem fazer algo diferente na vida mas acabam desistindo por não aguentarem ou não estarem preparados para este caminho e sempre estão cansados ou desmotivados por consequência de não serem compreendidos por seus amigos e até mesmo membros da família.

Por isto resolvi separar 35 dicas para ser mais feliz nesse caminho tão mal compreendido

Tenho muito mais do que 35 dicas para ser mais feliz nesse caminho de empreender, mas para o artigo não ficar muito grande resolvi colocar apenas essas por enquanto, são dicas para empreendedores, mas muitas delas “se não todas” também servem para pessoas do cotidiano. Acompanhe os tópicos abaixo, tenho certeza que muitas dessas dicas vão te ajudar muito.

1. Ganhe tempo com pessoas certas

Primeiramente você terá que aprender a reconhecer quem são as pessoas certas e erradas para você, evite ficar perto demais ou ter relacionamentos mais próximos com pessoas erradas, pessoas que fazer você perder tempo ou te fazem perder o foco dos objetivos que te levaram ao seu sonho. Fique próximo de pessoas positivas e que te apoiam nos momentos mais difíceis, cerque-se de pessoas boas e com isso irá evitar perder tempo com pessoas erradas.

2. Encare seus problemas

Muitas pessoas possuem o mau hábito de sempre culparem outras pessoas ou outras coisas por seus problemas, se você é uma dessas pessoas pare de colocar seus problemas em terceiros e encare eles como apenas erros seus, isso irá fazer você ter cada vez mais coragem e capacidade de arrumar e solucionar problemas, o que causará problemas cada vez mais raros e passageiros ao decorrer do tempo.

3. Seja sincero com você mesmo

Mentir para outras pessoas já é algo muito ruim e que não traz benefícios algum para ambos os lados, agora imagine você mentir para você mesmo, isso é algo muito pior pois faz você perder o dobro.

É necessário que seja sempre sincero com você mesmo, que saiba reconhecer quando você está fazendo algo errado ou algo certo, isso fará você ter ainda mais reconhecimento das suas capacidades e principalmente o reconhecimento dos seus erros e defeitos.

Reconhecer suas capacidades te dá a possibilidade de focar nelas, e reconhecer seus erros dá a você muito mais facilidade para arruma-los e principalmente evita-los

4. Você tem necessidades prioritárias

Assim como temos que dividir nossas tarefas do trabalho por prioridades também temos que reconhecer que nossa vida possuí diversas necessidades prioritárias, isso quer dizer que temos muitas necessidades pessoais que devem vim primeiro até mesmo que nosso trabalho. Afinal, trabalhamos para ter uma vida melhor e ser mais feliz, mas esquecemos que já estamos vivendo nossa vida, então saiba reconhecer que muitas vezes nossa prioridade não é o trabalho e sim as necessidades da nossa vida, não deixe suas necessidades pessoais sempre em segundo plano.

5. Seja você mesmo

Não busque ser igual ou parecido com alguém, mesmo que esse alguém seja uma boa pessoa e que tenha muito sucesso, faça de você uma pessoa diferente, pois é isso que você é. Ser você mesmo facilita tudo em todos os aspectos além de tirar um grande peso das contas, o peso de ser aceito pela sociedade ou estar sempre nos padrões do mundo mesmo não querendo ser igual a todos. Lembre-se, pessoas iguais jamais irão fazer algo diferente, e você que possivelmente é um empreendedor busca fazer a diferença.

6. Saiba o que você quer e tenha foco

Pare agora mesmo e saiba primeiramente o que você quer da vida, qual é o seu sonho e o que você gostaria de fazer pelo resto da vida, mesmo que gaste algum tempo para saber isso saiba que esse tempo não foi perdido e pode até mesmo ser o tempo mais bem usado que você teve, após fazer isso tenha foco em seu destino.

Reconheça que ter foco no destino não quer dizer que terá que sempre seguir o mesmo caminho, porém todos os caminhos que decidir seguir precisar ter o mesmo final, o mesmo destino que é o seu sonho.

7. Erre bastante

Isso mesmo erre bastante, a vida é uma mina de ouro onde você irá colher muito mais terra do que ouro, sendo assim cave cada vez mais e acumule muitos erros, e juntamente com os erros você terá mais aprendizado e conseguirá cada vez mais separar a terra do ouro. Com o tempo você terá cada vez mais ouro em relação a quantidade de terra que terá que enfrentar.

Porém muitas vezes você pode utilizar uma mina já explorada por outros e evitar ter que cavar toneladas de terra para encontrar o ouro. “Sempre aprenda com seus erros, e aprenda ainda mais com os erros dos outros”

8. Nem tudo se compra

O trabalho é um bem para quem sabe como fazer, mas tenha em mente que sua felicidade não precisa ser comprada, muitas vezes o que nos faz feliz custa muito pouco ou até mesmo nada. Dê valor as coisas grátis que o mundo te oferece, você pode ser mais feliz independente do preço ou custo das coisas. Não pense que sua felicidade pode ser comprada.

9. Cuidado com a ansiedade

Já vivemos em um mundo caótico e não há necessidade de ficarmos ainda mais perdidos com a ansiedade. Evite esse mau e aprenda a trabalhar e viver um dia de cada vez mesmo que isso seja difícil.

A ansiedade traz muito mais problemas do que soluções, faz com que problemas inexistentes encham nossa cabeça com preocupações desnecessárias que sempre nos atrasam. Elimine o máximo possível a ansiedade de você, isso será um grande passo.

10. Você sempre está pronto

Não fique evitando projetos ou tarefas do cotidiano apenas por achar que você não está preparado para tais coisas, saiba usar isso com grande raciocínio lógico e terá muito mais oportunidades na vida. Mesmo que faça algo e dê errado não se lamente pelo passado, você sempre está preparado para se levantar e começar novamente, a única coisa que não pode acontecer é você não fazer nada apenas por achar que nunca está preparado para nada.

11. Não foque na competição

Seu objetivo é chegar onde seu sonho irá acontecer, para isso não há necessidade de ganhar ou perder de alguém, foque apenas em conseguir o que você tanto busca, mas faça isso sem atrapalhar outras pessoas ou querer ser melhor do que os outros.

A competição libera um sentimento que não é benéfico para termos resultados a longo tempo, o sentimento de competir e querer ganhar de alguém pode até fazer a diferença em um jogo temporário, mas em uma vida e conquista duradoura é necessário ter muito mais humildade em buscar o que quer sem ter que ganhar ou atrapalhar uma outra pessoa.

12. Não tenha inveja

Conheça e fique próximo de pessoas que já conseguiram o que você busca para sua vida, mas não tenha inveja delas ou fique cobiçando as coisas que eles conquistaram na vida, ao contrário disso se espelhe nessa pessoa e principalmente tire o máximo de aprendizado dela, sem dúvidas isso vai ajudar você a chegar no ponto onde você quer estar muito mais rápido do que ficar sentindo inveja.

13. Não tenha pena ou dó de si mesmo

Pare de reclamar da sua vida ou das pessoas que te cercam mesmo que você não mereça ou não tenha culpa por essas coisas, pare de sentir dó ou pena de você mesmo, seja forte e aprenda a encarar os problemas como uma rotina. Com o tempo as coisas vão ficar mais fáceis de lidar e os problemas já não irão causar tanto dano ou atraso em você, já que aprendeu a lidar com eles e ter formas para mudar essa realidade que lhe cerca.

14. Jamais guarde rancor

Na vida vamos passar por muitas coisas ruins e muitas delas vão fazer você pensar em desistir ou se vingar das pessoas que te causaram mal, mas esse sentimento é algo imprestável que não irá trazer nenhum retorno para nenhum lado, sendo assim jamais guarde rancor das pessoas que te fizeram mal e busque não fazer mal a elas e nenhuma outra pessoa.

Tenha em sua consciência o máximo de pureza que puder, isso pode até fazer você cair mais algumas vezes mas também fará você se levantar sempre sem o mínimo de esforço porque você tem a consciência sempre limpa.

15. Não desça de nível

Se recuse a descer o nível mesmo em momentos que isso cause a você vergonha ou constrangimento, permaneça em seu nível e padrões de qualidade e não se rebaixe para acomodar aqueles que se recusam a elevar os deles.

16. Você não deve explicações

Se prepare para perder amigos que não compreendem o que você quer na vida, amigos de verdade vão te apoiar e buscar saber em que podem te ajudar, o restante das pessoas não te conhecem ou não querem entender seu lado.

Sendo desse modo não perca tempo tentando explicar as coisas para pessoas que não vão acreditar em você independente do que você diga, apenas siga seu coração e faça o que é certo para conquistar seu sonho.

17. Tenha pausas e relaxe um pouco

Empreendedores normalmente possuem muitas e muitas ideias todos os dias, não faça uma coisa atrás da outra sem ter pausar entre elas, isso faz com que você entre em um modo de extremo stress e sempre se sinta cansado com tudo. Não há necessidade de fazer isso, tire pausas e viva um pouco, relaxe e saiba equilibrar trabalho e lazer.

Aproveite e acompanhe a nossa página no Facebook, além de termos diversas dicas práticas sobre negócios também postamos muitas frases motivacionais e sacadas que podem te ajudar a relaxar um pouco, você pode nos acompanhar clicando aqui.

18. Saiba dizer não

No caminho do empreendedorismo existem muitas oportunidades e de diversas formas, muitas delas são incríveis e outras apenas tiram seu tempo ou pior, te desmotivam a cada dia que passa.

Para estar preparado aprenda a dizer não a muitas coisas, mesmo que um devido projeto seja muito bom na teoria pare e pense se ele irá te levar para onde você quer ou apenas vai te tirar tempo, saiba diferenciar as boas  e más oportunidades e você verá que dirá muito mais não do que sim, mas não se engane, isso é ótimo para os negócios e também para a vida.

19. Aproveite os pequenos momentos

Sei que você tem muito trabalho e as vezes deixa muitos momentos divertidos e bons de lado para fazer suas prioridades, mas se lembre que não há necessidade de ir a uma grande festa ou ir para outra cidade para se descontrair um pouco e esquecer dos problemas, aproveite momentos como finais de semana, visitas de amigos e parentes e até mesmo saídas para compras e aferes para se divertir e esquecer um pouco a rotina corrida de um empreendedor, saiba aproveitar os pequenos momentos.

20. Você não é perfeito

Aceite isso de você mesmo e não ligue para quando as pessoas em sua volta cobrarem isso de você, todos sabem que ninguém é perfeito mas todos cobram isso por um motivo bem simples, elas nunca estão satisfeitas com o que os outros fazem, mas não cobre isso de você mesmo.

Se levar em conta a perfeição nunca irá fazer nada, pare e pense, as melhores coisas que utilizamos hoje não são perfeitas e nem por isso deixam de ser um sucesso. Não busque ser perfeito, mas sempre faça seu melhor naquele momento e assim você pode ser mais feliz mesmo sem ser perfeito.

21. Pare de querer o fácil

Parece contraditório não é? Mas é exatamente isso, pare de querer o que é fácil pois buscar o caminho, projeto ou vida da forma mais fácil evita que tenhamos forças ao longo do caminho para enfrentar coisas difíceis. Esperar o fácil e se debater com o difícil traz muita desmotivação, já ir ao encontro do que é difícil nos prepara para momentos de dificuldades que venhamos a ter, e os bons momentos apenas nos farão sorrir e prosseguir em frente com ainda mais força e vontade.

22. Pare de tentar agradar a todos

Você já pode ter ouvido esta frase em vários lugares, mas será que realmente à compreendeu e está aplicando ela em sua vida?

Não banque o bonzinho apoiando alguém que está errado penas para agradar, não concorde apenas para evitar uma venda perdida ou cliente desinformado, não tente agradar a todos pois isso trará muito mais problemas do que soluções a você a longo prazo. Evite maus momentos, mas jamais seja falso ou tente agradar a todos em sua volta, tenha em mente que existem pessoas boas e ruins em diferentes aspectos, e você pode apenas estar em um dos lados de cada ponto.

23. Não se preocupe demais

Trabalhos, projetos, clientes, família, e muitas outras responsabilidades cercam um empreendedor, mas não se preocupe demais a ponto de ficar à beira da loucura, quando estamos muito preocupados nossa mente não funciona direito e ocasiona diversos problemas desde comportamentais a até mesmo problemas de saúde, e pessoas com esses problemas não está no melhor momento para fazer um grande projeto ou conquistar um grande feito.

24. Busque o que você quer, e não ao contrário

Problemas, contas, reclamações e etc. são coisas no qual você não quer certo? Então pare que focar nisso e faça ao contrário. É claro que não podemos fugir de algumas situações, mas podemos faze-las o mais rápido possível para evitar contato contínuo, se tiver algum problema solucione e deixe-o para trás o mais rápido possível, quanto mais rápido você deixa-o para trás, mais rápido irá ao encontro do que realmente interessa, foque em algo que você quer e faça os outros momentos não tomarem muito do seu precioso tempo.

25. Não seja ingrato

É um dos pontos que mais vejo nos dias de hoje, pessoas ingratas que passaram por momentos ou conquistaram algo com a ajuda de alguém e depois que conseguiram o que queriam, simplesmente ignoram as pessoas que ajudaram em todo o caminho ou em partes dele.

Não faça isso, as pessoas que sofrem a ingratidão após terem ajudado outra pessoa, reconhecem e se lembram disso por um bom tempo, e quando você necessitar de ajuda novamente essa pessoa não irá mais sentir prazer em ajuda-lo. Seja grato por tudo e por todos que estão em sua volta, sempre!

26. Reconheça o sistema e saiba controlá-lo

Vivemos em um mundo que possuí um sistema governamental político e religioso em tudo o que fazemos. Saiba reconhecer como esse processo funciona e use ele a seu favor sem causar mau a outras pessoas.Quando se entende o funcionamento de um sistema, é fácil controla-lo e até mesmo se defender dele. Se tratando de empreendedores isso é um ponto crucial para defesa, pois praticamente todo o sistema te leva a seguir uma direção em que grande parte do mundo está indo, um caminho que não leva a lugar nenhum a não ser a própria sobrevivência.

27. Vá contra a maré

Como disse no tópico acima existe uma direção em que todos caminham, e esse caminho não te levará a lugar algum a não ser a própria sobrevivência, então você como empreendedor ou não deve ir contra essa direção se deseja fazer algo diferente em sua vida ou até mesmo conquistar seus sonhos. Ir contra a maré não é uma tarefa fácil, mas sem dúvidas será muito recompensador quando chegar ao final da jornada.

28. Ajude as pessoas

Não digo apenas ajudar membros da família ou amigos próximos, mas todos que puder ajudar de alguma maneira. O mundo está repleto de pessoas ingratas, mas a grande maioria ainda procura ajudar as pessoas que as ajudam, então se você ajudar 10 pessoas serão 10 pessoas ajudando você passando energia e apoio sempre que precisar, isso faz você crescer em uma velocidade muito maior do que atualmente. Ajude as pessoas mesmo que seja por egoísmo.

29. Reconheça que as pessoas são diferentes

Nós empreendedores passamos por ocasiões muitos estranhas diversas vezes, pessoas que nos apoiavam param de nos apoiar, amigos que sempre estávamos juntos se afastam, pessoas que ajudamos começam a nos passar para trás entre diversos outros momentos ruins.

Mas quero chegar no ponto em que temos que ter a responsabilidade de reconhecer que as pessoas são diferentes e nem todas vão compreender a drástica mudança que você fez quando resolveu ser um empreendedor e buscar novos horizontes, não deixe sentimentos, atitudes ou insatisfação de outros interferirem no que você é e busca se tornar, entenda que você tem um sonho independente da vontade dos outros.

30. Use seus pontos fortes e fracos

Alto conhecimento é um assunto bem complexo porém basta um primeiro passo para começar a jornada de alto reconhecimento, saiba quais seus pontos fortes e foque em melhora-los ainda mais.Seus pontos fracos você deve suprir com as habilidades de outras pessoas, contrate, faça parcerias ou até mesmo peça ajuda quando possível, aceite que você não é bom em tudo e muitas vezes irá precisar de ajuda de outras pessoas.

31. Seja sempre honesto

De nada adianta conseguir um império de dinheiro se tudo isso for conquistado a base de desonestidade, busque ter tudo o que deseja, mas nunca coloque isso acima da sua ética e honestidade, isso é a base essencial para se ter sucesso pleno, com tudo o que sempre lutou para ter e principalmente uma consciência limpa.

Para este ponto recomendo o artigo: O que você está fazendo do seu nome

32. Saiba seu lugar

Saiba seu lugar em todos os aspectos da vida, seja ele em seu cotidiano ou em sua profissão. Mesmo que seja um profissional com uma grande conquista na vida e tenha independência financeira isso jamais te dá o direito de passar por cima de seus superiores na vida, como pai e mãe.

E ao contrário também funciona, não é porque você é pai ou mãe que tem o direito de interferir com relação as escolhas profissionais de seu filho apenas porque não gostaria de tal coisa para você, pais e mães querem proteger seus filhos e devem fazer isso, mas se um filho escolhe não trabalhar em uma empresa ou seguir o padrão de hoje e busca se aventurar em ter seu próprio negócio honestamente ele tem esse direito, do mesmo modo se seu pai ou mãe te dar um conselho sobre a vida para evitar que você faça algo ruim para você mesmo você deve entender que eles podem ter menos dinheiro que você, mas possuem mais experiência na vida. Saber seu lugar é essencial para todos os aspectos.

33. Não foque no dinheiro

Um dos pontos mais difíceis de se compreender inicialmente, mas é exatamente isso. Se tornar um empreendedor e querem um negócio próprio não é querer dinheiro e sim liberdade financeira, conforto e ser mais feliz, mas isso não acontece a não ser que você tenha algo a oferecer para o mundo, isso significa oferecer algo para as pessoas. Foque em ajudar as pessoas e solucionar os problemas e necessidades delas e o dinheiro será uma consequência, foque no dinheiro e não terá nada mais do que trabalho atrás de trabalho

34. Aprenda tudo que puder, faça tudo que precisar

Estamos na hera da informação e temos a oportunidade de aprender diversas coisas diferentes, aprenda tudo o que desejar mas foque em fazer apenas o que precisa. Muitas pessoas aprendem diversas coisas e buscam fazer todas elas, o resultado isso é sempre o mesmo, elas acabam não fazendo nada. Faça apenas o que realmente precisa fazer para chegar no seu objetivo final, que é conquistar seu sonho.

Mas vá com calma, veja o porque lendo o artigo: Overdose de informação

35. Mantenha sua mente sempre aberta

Por último e mais importante mantenha sempre uma mente aberta a novos conhecimentos, ter uma mente aberta não significa que você tem que aceitar todo tipo de aprendizado, muito pelo contrário você não aceitará muitos tipos de conselhos e aprendizados. Abra seus ouvidos e olhos para todos os conhecimentos e saiba filtrar tudo o que passa por você e que pode fazer você ser mais feliz, descarte as coisas ruins e inúteis e absorva tudo o que há de bom nesse grande mar de conhecimento que nos cerca nos dias de hoje.

Sei que este artigo ficou bem extenso, primeiramente quero parabenizar você que chegou até aqui e pode tirar uma parte do seu tempo para dar atenção a essas palavras, mas creio que esse tempo não foi algo perdido e tenha somado algo de positivo para você, agradeço por estar aqui nos acompanhando em nossos artigos.

Caso tenha mais alguma dica para ajudar a todos nós empreendedores a sermos mais felizes fique à vontade para comentar na área abaixo. Se conhecer algum amigo que irá se beneficiar com essas dicas compartilhe nas redes sociais e mostre que você aprendeu as dicas acima e entendeu o poder de ajudar as pessoas, é só clicar abaixo e comentar seu ponto de vista, espero pelo seu feedback!

Até a próximo artigo.

Categoria: Gestão, Marketing
Post anterior
Vender 2x mais – 4 Dicas perfeitas para entender seus clientes
Próximo post
Mais resultados – Como seus pensamentos influenciam nele
Menu