Vender 2x mais – 4 Dicas perfeitas para entender seus clientes

Entender e conhecer cada perfil de seus clientes não é uma tarefa tão fácil, mas existem maneiras de você aprender cada vez mais sobre seus clientes e assim fazer novas vendas Cross Sell e Up Sell.

Vender 2x mais parece um pouco demais para você? Mas não é!

Pare um pouco e pense, que tipo de produto Willian Bonner gostaria de comprar nesse momento? Difícil saber hein.

Mas que tipo de produto a sua esposa ou marido gostaria de comprar nesse momento? Pode ter certeza que se você fosse o vendedor (a) seria mais fácil fazer a venda para o seu parceiro, pois você já sabe quais são os seus gostos, atitudes, crenças e etc.

Onde quero chegar? Apenas quero lhe mostrar que quando se conhece mais os seus clientes de uma maneira mais profunda, fica mais fácil fazer novas vendas e fazer seus clientes se sentirem especiais.

Separei quatro maneiras de descobrir o que os seus clientes querem e assim fazer você acertar ainda mais nas suas vendas. Siga os tópicos abaixo.

Entender a Sazonalidade do mercado

É muito importante entender a sazonalidade do mercado, ou seja, saber quais são as épocas e temporadas em que seus clientes mais procuram seus produtos ou serviços. É preciso entender todos os pontos para que então você e a sua equipe de vendas possam criar um planejamento e estratégias para atingir o mercado no seu momento de compra.

Em épocas como, por exemplo, dia dos namorados, é preciso entender quais os tipos de produtos estão em tendência, quais produtos seus clientes mais procuram nessa época (tire essa análise com o ano anterior) e assim crie campanhas estratégicas para “vender aquilo que já está vendido”.

Isso vale para qualquer tipo de negócio seja uma floricultura, loja de chocolate, loja de roupas, acessórios e assim por diante, qualquer ramo pode aplicar e vender 2x mais desse modo.

Nem sempre os negócios conseguem manter suas vendas contínuas durante o ano inteiro, mas é preciso usar a criatividade para que você possa juntar as tendências de mercado e períodos do ano para vincular a sua marca e vender seus produtos relacionados a cada período.

Não se esqueça de ter um mix de produtos ou serviços, isso pode facilitar ainda mais para novas vendas em outros períodos do mercado.

Aprender o perfil de seus clientes

Veja algumas regrinhas básicas para entender o perfil de seus clientes.

– É preciso pensar igual aos seus clientes: Pense igual a seus clientes, procure entender quais são seus medos, gostos e quais são os comportamentos deles no dia a dia.

– Ficar ligado com clientes: Se você sempre se manter ligado aos seus clientes, e fazer o que eu chamo de acompanhamento de pós venda, você terá uma maior afinidade com o seu cliente e assim ficará mais próximo a ele.

– Seja seu próprio cliente: Não adianta querer vender um produto que nem você mesmo compraria, definitivamente você terá uma grande dificuldade de entender as necessidades de seus clientes e fazer ótimas vendas. Seja você seu próprio cliente e automaticamente entenderá o que precisa melhorar.

– Mantenha o foco no problema do cliente: Se o foco do seu produto ou serviço forem diretamente em resolver o problema do seu cliente você está no caminho certo.

– Comprometa-se com o sucesso de seu cliente: Não adianta vender um produto, pegar a sua comissão e esquecer-se do seu cliente. Fique sempre por perto para fazer com que seu produto ou serviço de fato atinja o sucesso do seu cliente.

Seguindo essas regras básicas você já terá pelo menos 50% do caminho andado.

Objeções dos clientes

Objeções são um dos fatores que muitos vendedores têm dificuldades na hora de dar uma resposta “certeira” que de fato tire todas as dúvidas do cliente, e isso é um ponto crucial para você conseguir vender 2x mais então dê muita atenção a esse ponto.

Dificilmente as pessoas compram um produto que no fundo sentem alguma dificuldade ou até mesmo surgem diversas dúvidas. As pessoas antes de tomarem alguma decisão de compra, elas querem aprender o máximo sobre o seu produto e pegar a confiança no vendedor para então fechar a compra.

É preciso que você entenda quais são as objeções frequentes em suas vendas.

Entenda quais sãos as objeções mais clássicas de seus clientes e anote no papel. Após ter feito isso, analise seu produto ou serviço com base nos benefícios que eles oferecem. Tendo esses dados em mãos, comece a quebrar cada objeção que você anotou no papel e vá treinando até que fique memorizado na sua mente de uma forma natural.

Uma forma bem simples de fazer uma lista de objeções é verificar páginas de empresas similares as sua e ver quais as maiores dúvidas das pessoas, isso pode ser feito facilmente até mesmo pelo Facebook.

Sempre haverá novas objeções, basta você anotar o mesmo e então repetir o processo.

Conhecer o produto

Como vender 2x mais um produto que você não conheça muito bem? Aprenda o máximo sobre o produto, isso irá facilitar na hora de quebrar objeções dos clientes e consequentemente aumentar as vendas.

Para quebrar essa barreira, USE O PRODUTO e entenda o máximo possível seus benéficos e detalhes de como funciona, como fazer, e também quais as diferenças seu produto ou serviço pode fazer na vida do seu cliente.

Siga todos esses passos e você com certeza irá vender 2x mais.

Vender é entender o ser humano, saber quais são seus valores, crenças e atitudes, pois se você entende que vender é gerar valor na vida das pessoas, possivelmente terá sucesso na vida.

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Sucesso e até mais!

Categoria: Gestão, Marketing
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