Os 4 maiores motivos pelo qual as pessoas não compram

Quem nunca vendeu um produto ou um serviço? Acredito que todo empreendedor já vendeu alguma coisa na sua vida. Apesar de que a todo o momento estamos vendendo e comprando.

Vender não é simplesmente pegar o dinheiro e entregar o produto ao comprador, mas fazer uma troca de algo por algum beneficio, seja em dinheiro ou não. A venda pode ser uma conversa e em troca você tem uma amizade, pode ser uma conquista de uma moça e em troca você tem um namoro, e assim por diante.

Falando assim parece simples, mas no mundo dos negócios o que achamos que pode ser uma simples venda, pode se tornar um desastre e fazer com que a venda não aconteça.

Muitos sempre buscam maneiras de como vender e aplicar as técnicas de vendas que todos aplicam. Mas se você simplesmente souber o motivo de que as pessoas não compram, ai fica mais fácil entender alguns motivos e converter a situação.

Pensando nisso separei aqui alguns desses motivos, espero que você analise e possa aprender com cada item, e com isso potencializar as suas vendas.

1. Não precisar do produto

Sabe quando você vai a um cliente e depois de fazer uma bela apresentação do produto e aplicar as técnicas de vendas e mesmo assim o cliente não fecha a compra?

Acalme-se que o problema pode não estar com você ou com seu produto, o problema deve estar com a sua segmentação de pessoas.

Não adianta querer vender algo para uma pessoa que não faz parte do seu publico alvo e que você sabe que ela não irá precisar do seu produto. É normal um vendedor acreditar que seu produto é perfeito pra todos, mas não tente vender “gelo para Esquimó”.

Antes de oferecer o seu produto analise se a pessoa que você esta preste a vender tem um perfil adequado e se seu produto pode realmente solucionar o problema e que possa utilizar o produto tranquilamente no dia a dia. Para isso você precisa entender bem o seu publico alvo.

Lembre-se, evite vender “gelo para Esquimó”.

2. O produto esta caro

Normalmente esta frase  está na vida de muitos negociadores, mas a falha está na forma de como você agrega valor para o seu produto.

Pra entender melhor existe uma grande diferença entre PREÇO e VALOR.

PREÇO é o dinheiro que a pessoa esta tirando do bolso para comprar o produto. VALOR é o beneficio e satisfação que a pessoa irá levar pra casa após comprar.

Para uma pessoa um Smartphone de 5 mil reais (preço) pode ser barato ou caro, tudo vai depender da satisfação e status (valor) que o produto pode entregar para a pessoa.

Preço e valor é uma coisa muito relativa e varia de pessoa para pessoa, mas na hora de fazer uma apresentação de venda gere sempre mais valor no produto para que o preço sempre fique mais “barato”.

Mostre benefícios e ensine ao comprador como ele pode usar seu produto para solucionar os problemas dele. Quanto mais valor você agregar ao seu produto, menor será o “preço” que ele irá pagar.

3. Não saber usar o produto

Dependendo do seu público alvo, o fechamento da venda pode não acontecer por esse motivo. O cliente não saber usar o produto.

Ninguém compra algo que não conhece e exatamente por este motivo você deve mostrar ao comprador tudo o que ele poderá fazer com o produto, faça isso mostrando como usa-lo, assim poderá tirar todas as dúvidas do cliente. Quer um exemplo? Veja os comerciais da Polishop.

4. Não cofiam no vendedor

Toda vez que uma pessoa fazer uma compra ela irá analisar o vendedor, irá reparar se ele esta usando roupas adequadas, a empatia, atenção do vendedor, forma de como esta demonstrando o produto (profissional ou amador) e se realmente o vendedor é um especialista e irá solucionar o problema.

Não seja artificial, as pessoas percebem se você esta sendo sincero naquele momento ou não. Transmita confiança, tire todas as dúvidas, sempre seja atencioso e simpático. Todas as pessoas gostam de estar ao lado de pessoas positivas que passam segurança na hora da venda.

Seja sempre você e faça um show de apresentação de vendas procurando a cada dia dar o seu melhor.

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Obrigado por ler até aqui e até a próxima.

Categoria: Gestão, Marketing
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