6 áreas que todo empresário precisa saber

6 áreas que todo empresário precisa saber

Todos podem ter uma empresa, mas fazer da forma certa já é outro assunto. Assim como qualquer área que requer muitas responsabilidades e exige uma ampla gama de conhecimentos, ser dono de uma empresa também exige isso.

Quais as áreas que um empresário deve saber? É exatamente isso que irei abordar neste artigo, vamos lá:

6 áreas que todo empresário precisa saber

Seja um vendedor

O principal ponto que um dono de empresa deve saber é vender, e “vendas” está muito além de entregar um produto ou serviço em troca de algo. Vender é saber persuadir, saber convencer, é saber se comunicar da maneira correta e garantir que a mensagem foi transmitida e captada.

Sem dúvidas vendas está ligada a captação de novos clientes, mas também está presente na hora de convencer parceiros ou motivar a equipe, vendendo um objetivo, um propósito.

Um bom empresário é um bom vendedor, saber vender algo para um cliente, parceiro ou colaborador.

Saber se comunicar, ter empatia e reconhecer as necessidades para encontrar soluções são características essenciais, então se você ainda não se dá muito bem nisso, mas quer empreender, comece a treinar técnicas de comunicação, vendas, negociação, marketing, linguagem corporal e comportamento humano, além de conversar com as pessoas e aumentar seu network.

 


Conheça o mercado

Este já é um ponto crucial para qualquer empreendedor, compreender o que está acontecendo no mundo e principalmente em sua região, quais são as tendências? o que o público mais está consumindo e o que mais está em falta no mercado? este tipo de visão permite que um empresário crie soluções ou melhore seus produtos e serviços.

Entender de mercado vai muito além de ficar “espiando” seus concorrentes, é preciso que você saiba avaliar o que é uma oportunidade de negócio e o que é apenas “fogo de palha”.

Um ponto importante é não confundir (conhecimento de mercado) com (pesquisa de mercado), uma pesquisa serve para você captar dados referente a uma determinada ação, local ou pública. Já o conhecimento de mercado é algo amplo, você conseguir visualizar as oportunidades presentes e até mesmo futuras, analisando e percebendo as mudanças de consumo das pessoas e as novas necessidades de mercado que surgiram ou podem vir a surgir.

Fique sempre atento as notícias certas, busque soluções em cada problema, e busque a origem das novas soluções que surgem no mercado, isso te trará muito conhecimento para trabalhar.

Saiba lidar com o dinheiro

 

Saiba lidar com dinheiro

Chegamos na parte que todos gostam, dinheiro! Pois bem, ter dinheiro ajuda em muitas coisas, mas você sabe lidar com ele? gerenciar as suas finanças e ter autocontrole para utilizar da melhor maneira este recurso?

Não tem como separar o fato de ter uma empresa com o fato de ter que gerenciar as finanças, já que toda empresa vive de faturamento e lucro. Caso você ainda não tenha uma empresa poderá analisar como lida com as suas finanças pessoais, normalmente andam no mesmo rumo.

É obrigatório que todo empresário tenha o suporte de um contador, mesmo assim é importante que saiba lidar com o dinheiro que entra e sai da empresa. Inicialmente o dono irá lidar diretamente com este dinheiro e terá total controle sobre ele, então todo conhecimento sobre finanças é válido. Depois de um certo patamar o empresário poderá delegar as tarefas financeiras a um profissional da área, porém, terá que conferir os balanços para entender para onde a empresa está indo e fazer ajustes para alcançar as metas traçadas. Desta maneira o empresário sempre terá que saber lidar com dinheiro.

Existem diversos cursos de finanças empresariais espalhados por instituições consagradas no mercado e grupos de treinamento de empresários que ensinam isso, além de consultorias financeiras de profissionais da área.

 


Seja o comandante da sua empresa, gerencie

Não existe empresa de uma pessoa só, o nome disso é profissional liberal. Uma hora ou outra você terá que contratar pessoas, criar funções, departamentos, processos e escolher líderes para te ajudar a organizar e garantir que tudo está funcionando como se deve.

Administração de empresa é um assunto bem amplo, as principais características dessa área são administrar o relacionamento das pessoas dentro de uma organização (seja como regras ou convívio), garantir o funcionamento da empresa através de equipamentos, profissionais qualificados, matéria prima ou qualquer outro recurso necessário, cuidar do orçamento e fluxo de caixa da empresa (controlando os custos e criando formas de obter mais faturamento e aumentar o lucro), organizar projetos de marketing, promoções e canais de vendas dos produtos ou serviços e garantir os valores empresariais e sociais da instituição.

Esta responsabilidade pode ser delegada em partes futuramente, mesmo assim algumas responsabilidades devem se manter na responsabilidade do dono, principalmente as que causam grandes mudanças na direção da empresa, como expansões ou modelo de negócio.

Cursos e treinamentos de administração de empresas é encontrado em abundância no mercado, mas fique atento se realmente a instituição é confiável, pois como muitos empresários têm dificuldades nesta área, ela se torna comercialmente muito boa, mas nem sempre possuem bons conteúdo. Escolha uma instituição renomada ou dê preferência a grupos empresariais e consultorias com bons profissionais da área.

 


Saiba tratar as pessoas

Já citei isso nos tópicos acima, mas é sempre bom reforçar.

Tratar todas as pessoas de forma respeitosa e com empatia é uma qualidade crucial para se tornar um bom empresário, pois em praticamente todos os momentos você lidará com elas, seja na hora de conseguir um novo cliente, fazer um bom atendimento, lidar com parceiros e fornecedores ou na hora de gerenciar a sua própria equipe.

Saber lidar com diferentes perfis e comportamentos de pessoas é essencial para você ter sucesso no mundo empresarial. Uma simples conversa bem feita pode te trazer grandes oportunidades, assim como uma conversa desperdiçada pode fazer você perder oportunidades únicas.

Trate bem todas as pessoas, todas. Seja um cliente grande ou uma pessoa que apenas quer conhecer seus produtos ou serviços. Dê atenção e valor para os que estão do seu lado, seus parceiros, sócios e colaboradores, cada um deles faz diferença no negócio e devem saber dos seus valores.

 


Saiba o que você não sabe

Saber em que você é bom é muito importante, mas saber em que você não é bom, também é.

Faça alguns testes em você mesmo, seja técnicos ou comportamentais, e veja quais são seus pontos fortes e negativos, veja em quais tipos de atividade você tem mais eficiência e quais você não sente o mínimo prazer em fazer.

É super importante você saber o que você é bom ou não para conseguir suprir estas qualidades que você não possui. Eles podem ser providos de três maneiras:

Se capacitar – Estudar e obter novas habilidades é sempre uma opção caso tenha vontade de atuar nela ou até mesmo se não poder optar pelas demais opções.

Ter sócios – Caso você esteja começando, esta opção é muito válida se conhecer alguém que possa complementar nas qualidades necessárias para a empresa. Dica: Evite família, amigos ou cônjuges, a não ser que realmente seja muito viável, pois a longo prazo isso pode causar conflitos.

Contratar – Caso você tenha recursos, contratar é a melhor opção, abra a vaga necessária e analise muito bem os interessados para garantir que irá suprir a sua necessidade.

Bônus – Não pense que você precisa saber ou fazer tudo, o principal trabalho de um empresário é reunir as melhores pessoas para criar a melhor solução para uma necessidade de mercado, e não ser um super herói.

Mas e você, tem algo que queira complementar neste artigo? Eu adoraria saber o que você achou, a sua opinião me ajuda muito a saber se estou criando bons conteúdos, comenta aí e me de seu feedback.

Abração e sucesso na vida!

Categoria: Gestão
Post anterior
Você se capacita como empresário ou como funcionário?
Menu