7 erros que sua empresa pode estar cometendo na internet

Que errar é humano isso todo mundo já sabe, mas persistir no erro, ai é grave.

Por isso resolvi separar esses 7 erros pra você analisar cada item e conseguir melhorar os resultados da sua empresa utilizando a internet. Preste muita atenção em cada item e leia até o final, pois a sua empresa pode estar cometendo esses erros que você ainda não se deu conta.

Antes de citá-los, quero lembrar que todo empresário ou comerciante enfrenta desafios em seu negócio seja em atendimento, estoque, tempo e principalmente nas vendas. Por isso muitas delas acabam investindo em marketing e publicidade na internet só porque o “vizinho” ou o “sobrinho” disse que é simplesmente fazer uma propaganda na internet que os clientes irão aparecer facilmente.

O tempo passou e você não viu os resultados aparecerem? Então você esta fazendo alguma coisa errada. Eu passei pela mesma situação, cometia erros bobos e resolvi alertá-lo para que você também não cometa.

Então analise se você comete esses erros abaixo e procure ajustar cada item na sua estratégia online. Caso contrário irá persistir no erro.

1. Não tem um blog ou um site institucional

Não ter um site ou um blog institucional é o primeiro erro básico que muitas empresas cometem. Isso porque o principal ponto de vendas, negociações, contatos e decisões de compra online da sua empresa vêm diretamente do site.

Muitas empresas quando pensam em fazer propaganda e marketing o online, esquecem desse passo importante e apenas criam perfis em redes sociais esquecendo-se do principal, que é ter pelo menos um site ou um blog para apresentação de produtos ou serviços, além de levar mais confiança e decisão de compra para o consumidor.

Certa vez eu estava interessado em um serviço que vi em uma rede social, logo entrei em contato com o responsável para me dar mais detalhes do serviço e me passar o site da empresa. Infelizmente ele não tinha um site, e eu não podia ficar perdendo tempo no bate papo pedindo pra ele me explicar todo o processo, esses detalhes deveriam estar no site para facilitar ambas as partes.

2. Marketing digital é apenas um perfil no Facebook

Um outro erro gravíssimo é  achar que marketing digital é apenas ter um perfil no Facebook. Tudo bem que o Facebook é a bola da vez e muitas pessoas passam muito tempo nessa rede social dando assim oportunidade para você apresentar a sua empresa para potenciais clientes.

Mas marketing digital não é Facebook, marketing digital é muito mais que isso, é um processo de estratégia e análise do caminho do seu público alvo. Não se limita apenas em Facebook, use também outras redes sociais em que seu público alvo está, use fóruns de discussões e grupos segmentados, use e-mails, YouTube, Google e diversas outras. Faça uma comunicação 360°.

Tudo vai depender das estratégias da sua empresa.

3. Não faz um planejamento

Em qualquer área do marketing  é preciso muito planejamento, infelizmente muitas empresas não tem esse hábito quando vão começar um trabalho online e é ai que muitas delas gastam suas energias e não conseguem o resultado esperado.

Antes de entrar no marketing online, invista a maior parte do tempo para fazer um bom planejamento e criar metas para atingir o objetivo.

Escreva tudo no papel e analise os pontos fortes e fracos das suas estratégias.

4. Não interagir com o público alvo

Estar em várias redes sociais, ter um blog ou um site mas não interagir com o publico alvo, não adianta. O carro forte de toda venda seja ela na internet ou não, é interagir com seu público.

Na internet existem diversas formas de interagir com seu público, uma delas são as redes sociais e blogs.

Nas redes sociais você está mais próximo das pessoas e nesse caso você deve sempre colocar um conteúdo que atraia seu público e que seja relacionado ao seu produto ou serviço. Evite postar propagandas frequentemente, busque a cada 10 postagens colocar apenas 2 sobre seu produto o serviço.

O blog é onde você irá colocar dicas e ensinar seu público alvo como funciona o seu produto e dar dicas relacionados que ajudem outras pessoas a solucionarem seus problemas. Lembre-se que blog não é para promover um produto ou um serviço, mas educar o seu mercado.

5. O resultado é imediato

A internet muda frequentemente a cada minuto, e é natural que as pessoas que estão começando a trabalhar com nela pense em resultados rápidos. Se alguém lhe prometeu resultados rápidos, esqueça pois a internet é um lugar que exige dedicação e tempo.

Para ter resultados é preciso analisar o mercado e mensurar o que esta dando certo e o que esta dando de errado e assim ir ajustando os detalhes. Aprender como funciona o mercado digital, comportamento do consumidor e algumas ferramentas e isso exige tempo.

6. Tudo na internet é grátis

Nem tudo na internet é grátis, existem diversas ferramentas que é preciso utilizar para ter certo tipo de resultado. Uma delas é investir em uma construção de um bom site profissional (eu disse profissional e não site grátis amadores), publicidade no Google, publicidade no Facebook, ferramentas de e-mail marketing, ferramenta de monitoramento e diversas outras que diminui o gasto de tempo e proporciona maior controle dos resultados.

As ferramentas grátis são muito limitadas aos resultados esperados. Estamos falando de negócios e isso deve ser levado a sério.

7. Não precisa de um profissional da área

Todo empresário ou comerciante tem dificuldade em alguma área, ninguém sabe tudo, muito menos eu. Por isso é preciso ter um profissional qualificado e com experiência para orientar e criar as melhores estratégias online pra sua empresa.

Contratar um consultor de marketing digital é o mesmo que contratar um advogado ou um contador para a sua empresa. Ter orientações desses profissionais é muito importante para que seu investimento e resultados sejam conforme o esperado.

Não queira fazer tudo sozinho sem ter uma experiência no mercado digital, isso pode lhe trazer grandes prejuízos na marca da sua empresa.

Espero que você tenha gostado desse artigo e que possa lhe ajudar a arrumar alguns detalhes na sua estratégia online.

Se você gostou dessas dicas então compartilhe das redes sociais e deixe seu comentário.

Até mais.

Categoria: Marketing
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