Aprenda com os erros de 2020 e turbine a sua empresa para 2021

2020 foi um ano incrível, sim, incrível!

Passamos por tantos acontecimentos que com certeza o ano de 2020 estará em destaque nos futuros livros de história, e um dos fatos foi o COVID-19 uma pandemia que preocupou não só o setor da saúde pública como também o setor econômico, causando o fechamento de milhares de empresas.

É sobre isso que irei abordar por aqui, como nós empresários e empreendedores podemos tirar proveito dos acontecimentos de 2020?

Diversidade é para todos

O ano de 2020 nos mostrou que estamos todos no mesmo mar, porém, em barcos diferentes.

Grandes empresas que não se prepararam para uma adversidade desta escala tiveram prejuízos gigantescos e algumas até mesmo fecharam as portas, por outro lado o mesmo aconteceu com as pequenas empresas, as que se prepararam através de uma boa gestão sobreviveram, porém, a grande parte das pequenas empresas não possuíam grande experiência e acabaram falindo e fechando as portas.

O que aprendemos com isso:

Não importa o tamanho da sua empresa, ela sempre estará refém das adversidades, o único ponto que podemos fazer é nos preparar para momentos difíceis, construindo uma empresa sustentável utilizando da boa gestão de pessoas, fidelização de clientes e um bom gerenciamento financeiro. Então seja você um dono de pequena ou grande empresa, dê muita atenção nestes pontos, pois jamais saberemos o dia de amanhã.

 


 

Faturamento é vaidade, caixa é rei

Vi notícias de diversas empresas que faturavam milhões de reais por mês fecharem as portas em 2020 por não terem uma gestão financeira correta e consequentemente não terem reservas para mantem a empresa por sequer um mês sem entrada de novas receitas. Isso demonstra que além do faturamento, todo empresário deve ficar muito atento quanto a margem de lucro da empresa e sempre manter um caixa de reserva para momentos adversos. Sei que nem sempre teremos uma pandemia para nos preocuparmos, mas ainda assim, todas as empresas correm o risco de perderem mão de obra, equipamentos ou qualquer outro custo não planejado que possa surgir.

O que aprendemos com isso:

Reserva de emergência não é dinheiro parado ou recurso sendo ignorado. Assim como qualquer outro tipo de seguro, a reserva de emergência no caixa de uma empresa é aquele recurso que nunca pretendemos utilizar, mas quando for necessário iremos agradecer por ele existir. Então se você ainda não tem, comece a providenciar.

 


 

Comunicação = Produtividade

Na pandemia do COVID-19 muitas empresas tiveram que fechar as portas ou trabalhar de forma remota, cada colaborador em suas casas, isso foi uma oportunidade de diversas empresas entenderem a importância da comunicação entre os membros da equipe para manter uma boa produtividade.

Vários negócios tiveram que se adaptar ao momento, seja oferecendo aulas online, atendimentos a distância, fortalecendo o delivery, utilizando vídeo chamadas para reuniões e até mesmo a se comunicarem de maneira mais objetiva nas tarefas.

O que aprendemos com isso:

É extremamente importante que sua empresa tenha um processo claro de trabalho e todos da equipe saibam as suas funções e obrigações, isto facilita muito na hora da comunicação, seja presencialmente ou remotamente.

Se comunicar de maneira objetiva e clara sempre foi importante, mas 2020 reforçou isso.

 


 

Autocontrole para manter tudo funcionando

2020 foi um ano difícil para todos, o medo de ficar desempregado foi enorme, então imagine só como foi para as pessoas que geram estes empregos. Empresários que precisam manter os funcionários não tem a opção de ficar em casa ou direitos financeiros caso tudo vá por água abaixo, muito pelo contrário, donos de empresa possuem muitas obrigações e quanto maior a empresa, mais obrigações existem. Essa é a realidade do nosso Brasil.

Neste período muitos empresários entraram em desespero e cometeram erros, seja dispensando funcionários e gerando custos para empresa, ou fazendo empréstimos desnecessários e acumulando dívidas. Já os que tinham autoconhecimento e autocontrole conseguiram lidar melhor com toda a situação, buscando alternativas e soluções reais para as dificuldades que surgiam ao longo do caminho.

O que aprendemos com isso:

Para gerenciar uma empresa é extremamente importante ter conhecimento técnico, se preparar e ter metodologias práticas para gerenciar um time de pessoas e uma carteira de clientes, mas o que muitos não esperavam é que este conhecimento não prepara o emocional de um empresário para momentos críticos como esse do ano de 2020, onde uma crise global atingiu não só o setor econômico como também o da saúde, e muitos tiveram que lidar com parentes adoecendo e a empresa tendo dificuldades financeiras.

A lição aqui é que todo dono de negócio deve buscar o autoconhecimento, entender os pontos que mais lhe atingem e saber lidar com eles, assim irá se proteger em momentos críticos e contornar qualquer que seja a situação, pois lembre-se, você é dono de um negócio e responsável por sua equipe, você deve passar confiança para manter tudo funcionando corretamente, um dono abalado cria uma equipe abalada, e uma equipe abalada derruba uma empresa.

 


 

A evolução dos consumidores

Irei reforçar que 2020 foi um ano incrível apesar de tudo que aconteceu de ruim, a pandemia, as mortes causadas por ela e tudo mais. Porém não estou aqui para reforçar os pontos negativos e sim os positivos, os aprendizados que podemos tirar de tudo isso.

As pessoas evoluíram muito a forma de consumirem produtos e serviços de diferentes setores, eu mesmo pude presenciar negócios novos surgirem, empresas inovando e oportunidades aflorando por todos os lados, a grande questão é, quem estava percebendo estas oportunidades se mantiveram no mercado e em muitos casos até cresceram como nunca.

Não digo isso porque tenho uma empresa no ramo da internet, e sim porque é um fato, as pessoas aumentaram muito o consumo online, fazendo o mercado acelerar mais de 10 anos em 1.

Quem soube aproveitar esta migração de consumo abriu novos negócios, expandiu as formas de vender seus produtos e obtiveram a entrada de novos clientes que talvez nunca iriam passar na frente das suas lojas físicas.

O que aprendemos com isso:

A internet sempre esteve em constante crescimento, isso todos conseguem perceber graças a explosão das mídias sociais e aplicativos de serviços, mesmo assim muitos donos de negócio não davam a devida importância para o ambiente digital, ignoravam o espaço que a internet vem conquistando. Mas aí veio essa pandemia do COVID-19 e obrigou todos a focarem seus olhares para a internet e seu potencial para negócios.

Um empresário jamais deve ignorar o comportamento do consumidor, se todos estão olhando para um local, é lá que você deve estar, não espere uma pandemia chegar para começar a ver além do seu cotidiano, busque sempre novas maneiras de fazer negócio, a melhor maneira de se proteger é se manter em movimento, se manter em constante evolução.

 


 

Recapitulando:

  • Independente do tamanho da sua empresa, adversidades sempre acontecem. esteja sempre preparado;
  • Faturamento é bom, mas manter os custos viáveis e ter lucro te trás dinheiro em caixa, isso é ouro;
  • Tenha uma comunicação clara com sua equipe para que consigam trabalhar mesmo a distância, isso pode salvar a sua empresa, até mesmo em uma pandemia;
  • Você é responsável por sua equipe, tenha autoconhecimento para não se descontrolar em um momento crítico e deixar todos a deriva, lembre-se que você é o comandante deste navio;
  • O mercado evolui constantemente por causa da evolução dos consumidores, faça sua empresa evoluir constantemente ou ficará para trás, independente de pandemias ou crises, isso é o mercado.

Espero que este artigo tenha te dado uma outra visão do ano de 2020, que apesar de tudo, ainda assim foi um ano de muito aprendizado e evolução para muitos.

Seja grato por ter vivido 2020 e estar aqui lendo este artigo, aproveite e me diga o que achou, seu comentário me ajuda muito em criar outros materiais como este.

Abração e sucesso na vida!

 

Categoria: Gestão
Post anterior
Como fazer uma apresentação de vendas matadora por e-mail
Próximo post
Saiba como aumentar as vendas do seu negócio local com o Facebook Ads
Menu