Conquistar clientes no Facebook sem ter um site é possível?

Sei que você pode estar fazendo um trabalho perfeito nas redes sociais com o que já tem em mãos, mas recomendo que leia este artigo até o final para ter certeza de que está realmente utilizando o máximo para ter novos clientes no Facebook e não esta deixando de fazer novas vendas.

Não preciso dizer que o Facebook está causando grande impacto nas pessoas e consequentemente em seus clientes e prospectos, não é? Mas posso te dizer uma coisa certeira, a grande maioria das empresas estão na rede social, porém mais de 90% delas não sabem a maneira mais eficiente de conseguir novos clientes no Facebook.

Mesmo que você tenha certeza de estar fazendo tudo corretamente, vale a pena ler este artigo mesmo que seja por precaução, assim evitando erros bobos e muitas vezes letais para seu negócio.

O poder da rede social nos negócios

Todas as redes sociais possuem grande potencial para um determinado tipo de negócio, basta saber reconhecer a utilidade de cada uma e adaptar ao ramo de atuação.

Mas dando ênfase ao Facebook que além de ser a maior rede social do mundo e estar crescendo de modo assustador no brasil, também se trata da rede social que mais consegue se adaptar aos nichos de atuação das mais diversas empresas, fazendo assim muitos empresários tirarem proveito dos do potencial da rede para conseguir novos clientes no Facebook.

Me diga alguma outra forma onde você pode atingir centenas ou até milhares de pessoas de uma mesma localidade, perfil e afinidade de gostos que determinam a possibilidade de compra do seu produto ou serviço a não ser o Facebook? Interessante saber o potencial de uma ferramenta dessas, não é? Ainda mais quando você tem acesso diário e gratuito a ela.

Conseguir clientes no Facebook não é uma tarefa tão fácil, mas também não é nada de outro mundo.

Você e qualquer outra pessoa bem informada sobre o assunto pode conseguir isso, e você estando aqui já andou meio caminho para isso. O grande segredo de conseguir novos clientes no Facebook é saber captar a atenção do máximo de pessoas possíveis e filtrar os perfis que mais tem possibilidade de compra do seu produto ou serviço.

Reconhecer os possíveis clientes no Facebook

Muitos empresários se perdem na parte de como reconhecer e preparar os possíveis clientes no Facebook, essa etapa é uma das mais importantes em todo o processo de prospecção e venda dentro da rede.

Você deve ter em mente que nada é do dia para a noite, mas pode levar bem menos tempo do que você imagina se saber usar as ferramentas certas e da maneira adequada.

O Facebook lhe dá duas possibilidades na rede social, a primeira e mais usada é ter um perfil pessoal, esse tipo de conta é feito para as pessoas em geral, já a outra opção é a FanPage, um perfil criado para negócios em geral. É nessa escolha que muitas empresas acabam dando um tiro no pé, por não saberem fazer a escolha correta.

Realmente o facilidade de comunicação em um perfil pessoal é bem maior que em uma FanPage, mas ter uma página no Facebook te dá a possibilidade de reconhecer por completo o público que mais interage e se interessa por sua marca, isso é feito por meio de métricas e números, que de início podem parecer complicados, mas leva pouco tempo para você dominar as ferramentas e conseguir reconhecer perfeitamente quem realmente são os seus possíveis clientes no Facebook e quem apenas está ocupando um lugar na lista.

Após reconhecer as pessoas com potencial de compra basta você saber acompanha-las até efetuarem a compra e se tornarem um de seus clientes.

Temos um artigo mostrando os 8 Melhores passos para atrair potenciais cliente no Facebook, confira…

Mantendo o contato e entregando valor

Agora que você já sabe como é possível reconhecer quem são as pessoas com potencial de compra no meio de milhares de perfis no Facebook chegou a hora de acompanhar essas pessoas especiais para seu negócio.

Essas são as pessoas que vão fazer sua empresa crescer e evoluir, são os seus novos clientes no Facebook que você conseguiu encontrar graças ao interesse de consumo que elas mesmas demonstraram na rede.

Mas encontra-las é apenas a metade do caminho, agora chegou o momento em que você pode fazer a diferença e se destacar dos seus concorrentes. Entregue a essas pessoas conteúdos que elas realmente se interessem e não apenas propagandas de produtos e serviços. Ninguém gosta disso concorda?

Se você oferece determinado produto ou serviço é sem dúvidas a pessoa que mais entende disso, então porque não mostra para as pessoas o que você conhece? Mostre a elas quais as vantagens de usar tal utensilio, como usar da maneira mais eficaz, e porque tal produto ou serviço foi feito exatamente para ela, mostre o que aquilo irá fazer de bom para a vida dela, o que irá facilitar em seu dia a dia. É isso que elas realmente querem saber.

Após perceber que as pessoas que te acompanham no Facebook reconheceram que você entende do que está falando, tem produtos de alta qualidade e que vão ajuda-las em determinadas tarefas ou momentos, você pode ter certeza de que influenciou bastante na decisão de compra daquela pessoa, mas isso ainda não é a venda, isso mesmo, ainda tem mais alguns passos para conseguir mais clientes no Facebook e conseguir vender seu peixe para elas.

Mas fique tranquilo, o bom da internet é que depois de um processo de vendas bem feito, isso poderá ser usado diversas outras vezes para conseguir outros clientes, então vale a pena cada segundo dedicando.

O poder e necessidade dos detalhes

Muitas pessoas dizem que detalhes passam por despercebido, mas isso é um grande mito, é claro que hoje em dia a frase “menos é mais” se aplica perfeitamente, mas isso significa mais facilidade e entendimento da informação, e não a falta de detalhes. No final é o detalhes que torna um produto ou serviço melhor do que outro. E seus prospectos precisam ser informados desses diferenciais para se tornarem seus clientes.

Mas quando as pessoas estão no Facebook elas estão em suas vidas cotidianas, muitas vezes passando o tempo, batendo papo com os amigos ou vendo algumas novidades ou informações novas, mas dificilmente estão no Facebook para comprar ou contratar serviços.

Responda a você mesmo quantas vezes você parou para ver uma propaganda de serviço ou produto sem sequer ter visto aquela tal marca alguma outra vez no Facebook? Quantas vezes você leu uma postagem gigantesca? Ou quantas vezes você realmente foi impactado por alguma mensagem de “compre agora” ou “contrate agora” enquanto estava no Facebook? …

Isso acontece porque todos que estão no Facebook estão em um momento de lazer, por isso eu disse acima que as pessoas reconhecerem que você entende do que fala e que tem o produto ou serviço para oferecer a elas não é o bastante, elas precisam também estarem no momento correto de compra, precisam estar necessitando de tal produto ou serviço.

Existem maneiras automáticas de “seguir” as pessoas interessadas até o momento de decisão de compra, mas para isso é necessário um profissional em Facebook ads, caso queira saber mais informações é só entrar em contato conosco e vamos te explicar passo a passo. Você pode entrar em contato clicando aqui!

Mas também existem formas manuais de fazer isto, obviamente irá dar mais trabalho, porém trazem retorno. Para fazer da maneira manual basta você sempre ficar em contato com estas pessoas entregando a elas conteúdos de valor que elas se interessem, faça isso por meio das postagens em sua fanpage.

Sempre que possível pergunte algo a elas e demonstre interesse em ajuda-las em que for possível, assim além de fidelizar as pessoas você ainda melhora o seu produto ou serviço.

Quando essas pessoas precisarem do que você oferece e finalmente estiverem em seu momento de decisão de compra elas sem dúvidas vão lembrar da marca que mais tiveram contato e que demonstrou a solução no qual ela precisa, e é nessa hora que todo o seu trabalho entra em prova.

Vamos supor que este possível cliente entre em sua fanpage ou visualize sua postagem em um momento de compra, o que ele terá que fazer para ver detalhes sobre o produto ou serviço ou até mesmo contrata-lo ou comprar seu produto imediatamente? Hoje a agilidade e facilidade andam de mãos dadas com o crescimento, então é obrigatório você oferecer isso a seus clientes.

Nem sempre será possível uma pessoa entrar em contato direto com você ou fazer uma ligação, mas uma coisa é certa, se ela está no Facebook ela está conectada à internet.

O melhor lugar para o seu potencial cliente ver detalhes de serviços e produtos, tomar uma decisão de compra, detalhes da empresa ou fazer uma pergunta distinta ou orçamento sem dúvidas é um site da empresa.

Se destacando de forma profissional

O Facebook aliado com um bom website da empresa formam uma máquina de vendas se bem utilizados.

Praticamente todas as limitações que o Facebook impõe as empresas podem ser supridas por um site institucional ou blog profissional da empresa, um local onde seu potencial cliente irá encontrar tudo o que ele precisa saber para finalmente fechar negócio com você.

Então posso dizer a você com toda certeza que sim, é possível conquistar clientes no Facebook sem ter um site, mas é muito mais possível esses clientes fecharem com você se você tiver um site próprio da empresa aliado ao seu trabalho no Facebook.

Um site que represente sua empresa não é algo que se deve deixar na mão de qualquer pessoa, pois é ali que seus futuros clientes vão ver a personalidade e profissionalismo da sua marca, muitas vezes esse será o primeiro contato deles com a sua marca de forma comercial.

Não cometa o erro de desenvolver seu site com qualquer agência ou pessoa que se diz profissional, busque referências, indicações e principalmente converse profundamente com os profissionais para ter certeza de que eles realmente sabem o que estão fazendo, aliás, você está prestes a colocar a sua marca nas mãos dessas pessoas. Aqui na Yoobox já passamos por muitos casos onde pessoas nos procuram porque o barato saiu caro ao desenvolver um site com uma empresa onde não obtiveram nada do que esperavam e tiveram muitos gastos por motivos que poderiam ser facilmente evitados.

Fiz um artigo onde mostro 5 pontos que comprovam que sua empresa deve ter um site urgente.

A melhor maneira de conseguir novos clientes no Facebook e se destacar de forma profissional é saber fazer a junção entre o potencial da rede social para captar as pessoas com potencial de compra e apresentar a elas uma marca profissional com o seu site, fazendo assim uma verdadeira rede de vendas.

Saiba unir anúncios pagos no Facebook com os conteúdos gratuitos nas postagens, ambos vão te ajudar a conseguir mais confiança e fidelidade nas pessoas, e o seu site irá fechar a compra mostrando detalhamento da sua empresa e profissionalismo. Então não perca o cliente na etapa final após ter feito todo um trabalho no Facebook apenas por que você não tem um site.

Atualmente um website é um serviço extremamente útil e que possui um custo benefício incrível quando é feito por profissionais qualificados.

Agradeço por ter lido o artigo até aqui, e quero alerta-lo de um erro simples que pode afundar sua empresa nas redes sociais. Não fique fazendo spans e postando em vários grupos como um desesperado por vendas, existem formas bem mais práticas e profissionais de fazer isso com os anúncios do Facebook, e acredite, não é nada caro fazer isso se levar em conta o retorno que essa mídia traz para a sua marca.

Quero lhe pedir um rápido favor, se tiver gostado deste artigo comente sua opinião abaixo, e se achar que irá ajudar mais alguém em sua rede de contatos não deixe de compartilhar.

Até a próxima!!!

Categoria: Marketing, Vendas
Post anterior
Crise Econômica? Veja o que está destruindo o seu negócio
Próximo post
Como Fazer um Email Marketing Eficiente e Poderoso
Menu