Saiba como aumentar as vendas do seu negócio local com o Facebook Ads

Sabemos que cada vez mais fica desafiante aumentar as vendas do seu negócio local, seja ele uma Padaria, Mercearia, Mercado, Lanchonete, Pizzaria e etc. Desenvolver estratégias para o seu comércio é primordial para ir em busca de novos clientes e manter os já existentes.

Nesse artigo eu separei um mini guia de como aumentar as vendas do seu negócio local com o Facebook Ads. Se você ainda não conhece essa ferramenta não se preocupe, eu irei te explicar.

O que é Facebook Ads?

Se você não sabe, o Facebook é uma empresa que atualmente é dona das redes sociais como o Facebook, Instagram e WhatsApp. Essas ferramentas são utilizadas por bilhões de pessoas pelo mundo todo, sendo que o Brasil fica entre os 5 países com mais usuários ativos.

Por concentrar um volume gigantesco de usuários ativos nas redes sociais, o Facebook lançou uma ferramenta chamada “Facebook Ads” para aproveitar a atenção dessas pessoas.

Uma ferramenta de anúncios que abre o espaço para empresas, sejam elas pequenas ou grandes a anunciarem nessas plataformas.

Você já deve ter visitado algum site ou pesquisou algum assunto na internet e quando entrou nas redes sociais se deparou com alguns anúncios relacionados, isso significa que você foi impactado por empresas que pagaram para chamar a sua atenção dentro da plataforma.

Segue um exemplo de anúncio patrocinado:

 

Repare que os anúncios são diferentes de publicações. Todos os anúncios patrocinados são sinalizados com “PATROCINADO” logo abaixo do título da página.

Existem muitas possibilidades na ferramenta de Facebook Ads, essa explicação foi uma forma simples para explicar antes de abordar o tema principal desse artigo.

Agora que você já compreendeu o que é e como funciona, vamos para o tema principal desse artigo que é aumentar as vendas do seu negócio local usando o Facebook Ads.

Aumentando as vendas

Todo negócio local seja ele pequeno ou grande requer uma atenção, pois de acordo com a localização do consumidor alguns comportamentos acabam sendo específicos. Sendo assim é preciso ficar atento a esses comportamentos para implementar em suas ações de Marketing estratégias (é ai que entra a importância de entender o Público alvo).

 


Público Alvo

Entender seu público é crucial para aplicar as estratégias, pois será através desse conhecimento que fará com que o direcionamento e a comunicação de suas campanhas sejam mais assertivas e impactantes.

Ao fazer um trabalho, eu primeiramente busco entender as NECESSIDADES e DESEJOS de um mercado em específico e em cima disso vincular ao produto ou serviço que a empresa oferece. A ideia aqui é cruzar as informações do mercado com o que a sua empresa oferece.

Recomendo você utilizar a ferramenta Audience Insights como uma das ferramentas para te ajudar a entender o comportamento do seu público.
Abaixo separei um exemplo da cidade de Guarulhos que contém informações que você pode explorar.

 

Observe que com essa ferramenta fiz os seguintes filtros:

  • Pessoas que moram em Guarulhos;
  • Idade de 18 – 35 anos;
  • Interesse em “Pizza Delivery”.

Repare que eu consigo ter uma oportunidade de alcançar de 10 a 15 mil pessoas, e no mesmo gráfico é possível entender qual a idade que o público alvo tem maiores chances de se interessar pelo assunto “Pizza Delivery”

O Audience Insights é uma ferramenta gratuita, clique aqui para explorar: https://www.facebook.com/ads/audience-insights/

 


 

Local

Um dos principais erros que muitos cometem ao iniciar suas campanhas de Facebook Ads é direcionar anúncios para 100% da cidade ou até mesmo para cidades vizinhas. Para quem tem pouca verba para investir em anúncio, é preciso ser mais certeiro e mirar corretamente no público que você pretende trabalhar.

Recomendo analisar o seu histórico de vendas de no mínimo 6 meses e avaliar quais os bairros que você teve melhor desempenho. Não somente o volume de vendas, como analisar também qual o ticket médio de cada pessoa por bairro.

Feito isso, faça o levantamento dos bairros e produtos em ordem de prioridade que você pretende trabalhar e colocar suas energias.

Na ferramenta do Facebook Ads é possível direcionar sua comunicação para bairros específicos. Veja abaixo utilizando novamente como exemplo a cidade de Guarulhos:

 

Observe que na ferramenta de direcionamento geográfico, selecionei a rua Santo Antônio do Bairro Vila Augusta a um raio de 1Km.

Nesse direcionamento tenho o potencial de alcance de 5mil pessoas mantendo o direcionamento e informações demográficas que citei no tópico anterior.

No canto inferior direito, a ferramenta me apresenta quantas pessoas eu consigo alcançar por dia de acordo com o meu investimento.

 


 

Público de Interesse

Ao entender muito bem o seu público, os produtos e o bairro que você pretende trabalhar, agora é o momento de você selecionar e identificar quais os interesses e assuntos que o seu público consome na internet. 

Temos 2 caminhos a serem trabalhados:

1 – Selecionar interesses óbvios das pessoas que estão com o comportamento ativo ou recente em determinado assunto. Veja a baixo com o exemplo para o público que gosta de Pizza:

 

2 – Descobrir os interesses que não são óbvios e que seu público também consome. Abaixo dei o exemplo de algumas páginas que o público selecionado gostar de consumir.

Nesse print acima, você pode selecionar interesses relacionados a marcas de roupas, acessórios e etc.

 


 

Comunicação ou banners:

Esta parte é muito importante pois é onde você criará a mensagem com o objetivo de impactar o seu público. Para facilitar siga esse checklist para certificar de que sua imagem esteja alinhada:

  • Foto original do produto ou serviço
  • Foto em boa resolução e iluminação
  • Imagem que desperte uma sensação de desejo e vontade

Com esse checklist pronto, agora é hora de montar o seu anúncio como no exemplo abaixo:

 

Direcionando para o WhatsApp

No exemplo acima, é possível fazer com que a imagem tenha um link para o WhatsApp, ou seja, quando a pessoa clicar na imagem ela será direcionada e com isso receber volumes significativos de pedidos e orçamentos.

Para criar esse link você pode criar através desse link:
https://www.convertte.com.br/gerador-link-whatsapp/

Com essas ações não somente você terá um impacto positivo nas chamadas como influenciará na lembrança de marca e visitas ao estabelecimento.

Gostou dessas dicas? Então fique atento(a), pois vou trazer mais conteúdos relacionados a esse tema para ajudar a sua empresa a escalar ainda mais.

Caso precise que a nossa equipe faça essa configuração e gerencie as campanhas de Facebook Ads do seu negócio local, entre em contato com o nosso ChatBoxer e faça um orçamento!

Categoria: Marketing
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