Como Fazer um Email Marketing Eficiente e Poderoso

Email marketing é nada mais do que um meio de se relacionar com as pessoas que aceitaram receber as atualizações e informações do seu site, e neste artigo irei te mostrar como fazer um email marketing poderoso para entender quais os problemas e desejos das pessoas que te seguem e conseguir oferecer de maneira estratégica o seu produto ou serviço para elas no momento em que elas mais querem comprar.

Sem dúvidas saber como fazer um email marketing de forma correta te possibilita fazer estratégias indispensáveis para o trabalho de Marketing digital, ainda mais quando se trata de uma comunicação personalizada e direta com essas pessoas que te acompanham e poder ser seus futuros clientes.

Muitos acham que trabalhar com email marketing é enviar um email de propaganda na esperança de que alguém irá comprar de você no primeiro instante. Esqueça disso, hoje isso já não funciona mais!

É considerado Spam quando um email de propaganda é enviado para várias pessoas que nem mesmo lhe conhecem e nunca tiveram contato com você ou sua marca. E ninguém gosta disso de Spams não é mesmo?

Fuja das pessoas que vendem um milhão de emails por cem reais, esse tipo de estratégia já não funciona.

Portanto, use seu email profissional ou pessoal para se comunicar e ter uma atenção mais próxima do seu prospecto.

Como fazer um email marketing?

Você deve estar se perguntando “tudo bem já entendi, mas quero saber por onde eu começo? ”

Continue lendo até o final que irei explicar com mais detalhes e apresentar as ferramentas certas que ajudará você a começar sua estratégia de email marketing e também como fazer um email marketing trabalhar de forma positiva para sua empresa ter mais vendas.

Com quem você vai se comunicar?

Antes de iniciar qualquer planejamento é necessário você ter suas metas e objetivos bem claros, além disso você saber quem realmente é seu público alvo, como eles se comportam, o que eles querem, onde eles estão e quais seus desejos e necessidades.

Tendo isso muito bem claro em sua mente, você consegue criar uma estratégia de Email Marketing mais eficiente e adaptar seu produto e serviço na vida de seus futuros clientes.

Atraindo seus primeiros contatos

Depois de entender perfeitamente o perfil do cliente que você irá trabalhar e o produto que você irá oferecer é hora de criar uma Landing Page ou seja, uma página onde será o destino do cliente, e nesta página você irá oferecer algo gratuito para eles, mas para terem esse conteúdo gratuito eles terão que inserir o nome e email. Desta forma você consegue os dados de seus prospectos.

Se você ainda não tem uma Landing Page pode entrar em contato conosco que nós faremos esse trabalho.

Essa estratégia chamamos de Inbound Marketing, ou seja, atrair visitantes que façam parte do seu público alvo para futuramente conquistar a confiança deles.

Na sua página de destino, você pode oferecer e-books, dicas de um conteúdo específico, uma vídeo aula, uma demonstração e diversos outros tipos e formatos de conteúdo, desde que tenha valor para o usuário e que ele esteja disposto a deixar o nome e email para receber o material.

Veja alguns exemplos de e-books e materiais gratuitos que você pode usar para atrair contatos:

– Você que vende perfumes

“Os 4 tipos de perfumes que fazem a diferença na hora de fechar uma venda” – Nesse caso, você está atraindo vendedores interessados em saber quais perfumes influenciam no fechamento das vendas.

“3 perfumes indispensáveis para o primeiro encontro” – Aqui você está atraindo pessoas que estão conhecendo novas pessoas e querem conquistar o parceiro (a) no primeiro encontro.

– Se você vende imóveis

“5 dicas para conquistar sua casa com baixas taxas de financiamentos” – Você está atraindo pessoas que estão pensando em comprar um imóvel, mas são inseguros nas taxas e juros.

– Se você vende passagens aéreas

“7 maravilhas do Brasil para passar a lua de mel gastando pouco” – Nesse caso você está atraindo noivos que estão fazendo um planejamento para casar e passar a lua de mel gastando pouco.

“10 lugares do Brasil para fazer uma viagem dos sonhos” – Nesse tópico você está atraindo pessoas que gostam de viajar e querem conhecer outras maravilhas do Brasil.

Agora você percebeu o porque é necessário conhecer muito bem o seu público alvo e ter um objetivo bem claro do que você irá oferecer a eles? Defina e segmente o máximo o seu público alvo, pois a sua comunicação será cada vez mais personalizada.

Atraia apenas seus potenciais clientes, ou seja, pessoas que tenham um leve interesse relacionado ao que você oferece, e o melhor de tudo é que você consegue ter o controle do perfil de pessoas que você irá captar os emails de acordo com o conteúdo gratuito que você oferece.

Criando sua sequência de emails

Depois de ter passado pelo processo de atrair e captar os emails desses potenciais visitantes e claro entregar o conteúdo que você prometeu, é a hora de você criar um relacionamento mais próximo planejando a sua sequência de emails de acordo com o perfil de cada pessoa.

Se os emails das pessoas que você atraiu tem uma certa faixa etária, gênero sexual ou gostos similares, a comunicação deve ser personalizada de acordo com o público e conteúdo oferecido.

É interessante você enviar no máximo dois emails por semana, isso dependerá do produto ou serviço que você irá ofertar no futuro, lembrando que as pessoas tendem a demorar mais para tomar uma decisão de compra para produtos ou serviço com alto custo (imóveis, carros e etc).

Produtos que as pessoas tendem a comprar mais rápidos são aqueles produtos com custos mais baixos e com facilidade de pagamento.

Tendo consciência do produto que você irá ofertar, então é hora de planejar a sua sequência de emails para essas pessoas, enviando de um a dois emails por semana dando dicas, vídeos, e criando um relacionamento.

Mas é qualquer tipo de email que eu posso enviar?

Não, o objetivo dessa sequência de emails será para quebrar objeções antecipadamente e ir educando seu usuário.

Levando como exemplo o empresário que quer atrair pessoas que pensam em comprar uma casa, mas tem uma preocupação nas altas taxas de financiamento, fiz abaixo um exemplo de abordagem.

E como o valor do imóvel é alto, então você terá que fazer um trabalho a longo prazo enviando emails educando seu mercado, veja o exemplo:

“Olá [Nome] obrigado por se inscrever e ter interesse em minhas dicas, sou corretor de imóveis e quero compartilhar algumas dicas para você fugir das altas taxas de juros e ensinar como escolher o melhor imóvel que possa valorizar…”

E aí é só enviar a cada semana um a dois emails com conteúdo relevante e com quebra de objeções antecipadas. Se você entende que a grande preocupação do seu prospecto são altas taxas de juros, então você deverá ensinar ele a como reduzir os custos e outros fatores que impedem ele de tomar uma decisão de compra como: burocracia, escolha do imóvel correto, fugir de fraudes e etc.

Mostre ao seu prospecto as possibilidades, pois quando o potencial cliente tem conhecimento de como funciona, ele acaba tendo mais confiança em adquirir o imóvel e o melhor de tudo, as chances são que ele acabe fechando negócios com você que mostrou a ele aquela informação importante.

Você deve estar se perguntando: “mas vou ter que enviar emails manualmente toda semana? ”

Existem ferramentas certas que fazem todo esse trabalho, essa ferramenta é chamada de Auto Responder.

O Auto responder é uma ferramenta paga em que você programa sua sequência de emails para cada pessoa que se inscreve. Exemplo: Supondo que uma pessoa entre em sua Landing Page e deixe o nome e email para receber o conteúdo gratuito. Com o auto responder programado, essa pessoa irá receber automaticamente o primeiro e-mail, e depois de alguns dias ela irá receber um outro email e assim consequentemente tudo no automático, porque você já tinha programado essa sequência anteriormente.

Além da possibilidade de programar as sequências de email, você consegue personalizar o email com o nome de cada pessoa, fazendo assim uma comunicação mais natural e sem ela perceber que se trata de mensagens pré programadas.

Aqui na YouBox a ferramenta de auto responder que utilizamos é o GetResponse, ela é bem completa e simples de usar, recomendo a todos que buscam esse tipo de ferramenta.

Clicando aqui você poderá utilizar o GetResponse gratuitamente por 30 dias, então aproveite!

Fazendo a Oferta

Depois que as pessoas da sua lista de emails sentiram uma certa confiança e você analisou no relatório de auto responder os números de aberturas de emails, cliques e engajamento, é hora de separar as pessoas que estão mais interessadas em comprar de você.

Crie uma outra Landing Page e nessa página faça uma oferta do seu produto ou serviço, mas por tempo limitado e se possível para poucas pessoas, ainda mais quando você não consegue atender a demanda.

Depois de criar a Landing Page com as descrições do seu produto ou serviço com os textos de vendas e com as quebras de objeções, então é o momento de mandar uma mensagem para a sua lista de emails mais quentes (pessoas que estão realmente engajadas)

Só para você entender, existe uma outra técnica que separa os emails compradores dos emails curiosos, isso faz com que sua taxa de conversão em vendas seja alta. Mas irei dar mais detalhes no próximo artigo. Então inscreva-se em nosso blog para não perder essa importante dica que fará você vender muito mais.

Seus primeiros clientes

Agora que você já tem os seus primeiros clientes, basta mante-los em sua lista, faça isso criando o máximo de satisfação positiva, porque eles irão falar bem de você para outras pessoas e consequentemente você terá mais vendas.

Conclusão:

Email marketing é apenas uma estratégia para ter um relacionamento mais próximo com seus potenciais clientes, para tirar dúvidas e quebrar todas as objeções que possam impedi-los de tomar uma decisão de comprar de você.

Use o seu conhecimento para ajudar outras pessoas, só assim você poderá oferecer um serviço de qualidade e ter uma autoridade em determinado assunto.

Lembre-se, fuja da prática de spam, não envie emails para pessoas que não aceitaram receber seus emails e evite fazer propagandas. Hoje em dia as pessoas estão mais exigentes, e fazer disparos de emails com propagandas só irá deixar uma percepção ainda mais negativa da sua marca, e pior ainda, você poderá ser visto como pessoas chata.

Estamos chegando ao fim deste artigo, agradeço por ter lido até aqui, e ai gostou desse artigo?

Espero que eu tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre o processo básico da estratégia de Email marketing e como fazer um email marketing trabalhar para trazer mais vendas para sua empresa.

Para eu saber se realmente você entendeu e gostou, peço que deixe a sua opinião ou dúvida nos comentários abaixo, será um prazer te responder e trocar conhecimentos.

Sucesso e até a próxima!!!

Categoria: Marketing, Vendas
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