Como montar um negócio online na prática

O maior sonho de todo brasileiro é conquistar uma casa própria, mas tem outros que o maior sonho é ter um negócio próprio. Infelizmente isso acaba sendo muito difícil para alguns devido a altos investimentos e tempo. Mas para outros a solução é fazer investimentos em negócios online que com baixo investimento (comparado com negócios físicos) se torna muito mais lucrativo devido a baixo custo, menos risco e tempo.

Não sei se você é do tipo de pessoa que procura ter um negócio online que tenha um baixo risco e grandes chances de crescimento, mas se você ler esse artigo até o final irá ter uma visão mais ampla e entenderá como começar um negócio na internet.Não é nada que muitos dizem por ai como promessas de ganhar dinheiro fácil, ficar milionário do dia pra noite ou começar a ganhar dinheiro no dia seguinte. Se alguém disser isso, por favor, tome muito cuidado.
Mas se você ler irá entender como funciona, tenho certeza que terá outra visão. Temos um artigo que publicamos falando se você pode ou não criar um negócio na internet vale a pena ler caso queira se aprofundar mais.
 

Existem diversas formas de ter um negocio na internet, onde o empreendedor pode vender cursos, produtos, serviços, fazer trabalhos freelance e diversas outras formas, mas o meu foco é ensinar alguns passos pra você já entender e começar seu negócio na internet.

Antes de começar, quero que primeiramente você preste bem a atenção em cada tópico e que fique bem claro que não é sistema fraudulento de ganhar dinheiro fácil, ficar milionário do dia pra noite, mas caso você estava achando que era isso, por favor, pare de ler agora e volte a fazer o que você estava fazendo. Ter um negócio na internet não é nada fácil, apenas é simples se você aplicar cada passo.

Segmento de mercado

Se você quer começar um negócio, mas não sabe por onde começar ou qual segmento de mercado irá atuar, simplesmente eu aconselho a analisar seu perfil pessoal, as experiências que você tem no mundo dos negócios, áreas que você já trabalhou e algum dom que você tenha e que possa converter em vendas para as pessoas.

Esse primeiro ponto deve ser bem analisado para que não seja uma motivação temporária. Estude primeiramente o seu perfil e defina um segmento e Nicho de mercado.

Você pode ter uma experiência em roupas femininas, eletrônicos, games, cosméticos, aulas e etc. Defina o seguimento em que se sinta bem, se sinta confiável e que já tenha tido alguma experiência desse mercado.

Caso o seu negócio seja um negócio de produtos físico, analise todos os detalhes como fornecedores, tempo de entrega, orçamentos e etc.

Pesquisa

Após você definir o seu segmento de mercado, analisar seu orçamento e ver fornecedores, agora já está pronto para começar. Terá que pesquisar sobre o segmento e nicho de mercado que você escolheu.

Esse passo é simplesmente fazer uma pesquisa de mercado, verificando onde está seu público alvo, quais regiões, qual o número de pesquisas mensais do produto ou serviço que você irá oferecer, quais redes sociais eles estão, qual o tempo médio para finalizar uma compra, qual o comportamento do seu público alvo na internet, há mercado o suficiente para vender seu produto ou serviço?

Quais são os seus correntes, o que os seus concorrentes fazem para vender, quais os preços e produtos que eles oferecem, qual o diferencial do seu concorrente, qual será o diferencial do seu negócio, quais seus pontos fracos e pontos fortes, qual a sazonalidade e diversos outros dados.

Procure ter o máximo de informações do seu segmento, concorrente e principalmente entenda tudo sobre o comportamento, interesses e necessidades do seu público alvo. Quanto mais você entender, maiores serão as chances de seu negócio dar certo e oferecer seus produtos ou serviços na hora certa, no momento certo, pra pessoas certas e com preço justo.

Ferramentas para ajudar nas pesquisas de mercado:

·         Google Trends

·         Planejamento de palavras chaves do Google

Planejamento

Agora que você já fez toda a sua pesquisa e entendeu todo o mercado no qual você irá atuar, basta juntar todos os dados obtidos e criar um planejamento de todo processo do seu negocio na internet. Esse é um dos pontos mais importantes da criação do seu negócio, pois será aqui você entenderá completamente como irá funcionar cada detalhe desde a visita até a venda.

Fazer um planejamento de um negócio online é complexo por que além de um planejamento completo é preciso também analisar quais ferramentas e mídias você irá utilizar. Resolvi separar alguns tópicos para otimizar o seu planejamento.

  • Planejamento Visual: Todo negocio na internet é preciso ter uma marca, sendo que ela será a identificação da sua empresa, levando em conta cores e emoções para o seu público. Defina as cores que possam agregar valor a sua marca e crie um logo que mostre o real valor e propósitos do seu negócio. Para saber mais criamos um artigo falando sobre a identidade visual da sua marca.
  • Planejamento de Site: Nessa parte do processo é preciso ter uma análise bem crítica, pois é aqui que será o ponto principal do contato do visitante com a sua empresa. É preciso analisar o tipo de layout do seu site, como será a sua funcionalidade, quais os pontos que você quer chamar atenção, o que terá na página inicial, como funcionará os slides, as imagens, quantas abas, quantas páginas terá no seu site, analisar como será a página de blog, página de serviços e todos os pontos de navegabilidade que possa oferecer a maior experiência pro seu usuário focando sempre em conversões. Para criar um bom planejamento e layout do seu site, sugiro que use uma ferramenta de wireframe. Uma que eu acho bacana é a wireframe.cc
  • Planejamento de Mídias: Após planejar o seu site, terá que planejar como será a divulgação do seu site nas mídias. Agora que você já sabe onde, quando e o que o seu público alvo se interessa na internet, é preciso criar estratégias para cada uma dessas mídias. Dependendo das suas estratégias você pode usar apenas o Facebook e o Google, mas às vezes pode usar apenas o linkedin, twitter e Google Plus. O seu planejamento de mídia será de acordo com os dados de sua pesquisa e analise de onde seu público alvo se encontra e focar estrategicamente nessas mídias.
  • Planejamento administrativo e Financeiro: Quando se cria um negocio na internet é preciso estar atendo a orçamentos disponíveis, ferramentas para administrar sua empresa, analisar o financeiro e etc. Não é porque o seu negocio é online que você deve fazer de qualquer jeito sem um planejamento financeiro e administrativo. Faça como se estivesse abrindo uma grande empresa.
  • Planejamento de Promoção e Vendas: Analise quais são as suas mídias e planeje como será a sua execução, como irá transparecer para o seu público, quais ferramentas irá utilizar pra criar as promoções digitais.

Produção

Após fazer todo o planejamento de todos os pontos do seu negócio, agora é a hora de colocar a mão na massa. Criar um negócio na internet não é nada fácil e é preciso ter uma galerinha para te ajudar na execução caso queira que seu negócio tome vida em pouco tempo.

Nessa fase de produção será onde você irá pegar todo o planejamento do seu site, das mídias sociais e começar a desenvolver formando o visual da sua empresa.

Quando for desenvolver seu site, procure sempre ferramentas e profissionais que entendam um pouco de otimização de site, pois de nada adianta ter um site bem produzido se ele nem mesmo aparece nos mecanismos de buscas como o Google.  Sendo que na produção do seu site deve-se instalar o Google analycts e a ferramentas Web máster tools para analisar o desempenho do seu site e medir os resultados.

Produza tudo o que foi planejado, e contrate ferramentas que possam otimizar o seu tempo e produção do seu negócio. Caso tenha algum dificuldade em produzir pode entrar em contato conosco e daremos todo o suporte.

Publicação

Depois de produzir todo o seu negócio e criar suas rede sociais é a hora de começar a publicar. É preciso publicar no seu site conteúdos relevantes na sua área de blog com conteúdos que atraiam o seu público alvo.

Você deverá publicar conteúdos em cada página do seu site como serviços ou produtos, publicar na página inicial do seu site, área de contatos e deixar cada página com um objetivo.

Se uma determinada página tem o objetivo de captar contatos, ofereça brindes ou uma área de cadastro e dê algo em troca. Se outra página tem um objetivo de vendas, coloque conteúdos persuasivos que convençam as pessoas a ir para a ação de compra. Nas redes sociais publique conteúdos que engajam as pessoas e que possam leva-las ao seu site. Escrevemos um artigo mostrando como atrair potenciais clientes no Facebook

Promoção

Quando já feito toda a estrutura do seu site e já publicado o conteúdo, é hora de fazer a promoção. A promoção nada mais é que promover o produto ou serviço da sua empresa nas mídias, seja elas, mídias sociais ou mecanismos de buscas.

Na promoção eu aconselho a utilizar métodos pagos para aumentar as visualizações de seus anúncios. No Facebook, por exemplo, utilize o Facebook ads, para mecanismos de buscas utilize o Google adwords. Faça parcerias com blogs e sites para anunciar banners de sua empresa e promover seus produtos ou serviços.

Eu aconselho a utilizar tráfego pago (anúncios e links patrocinados), pois é onde você consegue ter um maior controle de visitas e consegue segmentar o tráfego do site, sendo que ainda consegue controlar o valor gasto em publicidade.Mas caso queira, pode utilizar maneiras de divulgar seu site gratuitamente.

Lembrando que anúncios e banner não são feitos para vender, o objetivo é gerar visitas no seu site e dentro do seu site ter uma área de captação de contatos.

Propagação

Após fazer uma promoção segmentada do seu negócio é preciso propagar. A propagação é onde chamamos de viralização, onde as pessoas compartilham em e-mails e redes sociais os assuntos que acharam interessantes no seu site. Mas pra isso é preciso que trabalhe bastante a área de seu blog e artigos que irá publicar semanalmente.

Faça sempre conteúdos atraentes e curiosos tanto no seu blog quanto nas mídias sociais e se possível faça promoções em publicidade que seja facilmente compartilhado. Isso fará a sua marca ser mais reconhecida e obviamente diminuirá os custos de sua promoção

A diferença entre promoção e propagação é que a propagação é feito da empresa para o mercado. E a propagação é feita de mercado para mercado, ou seja, as pessoas falam da sua empresa para outras pessoas.

Personalização

Pra quem não conhece, personalização é um processo onde criamos uma maior afinidade com o nosso futuro cliente. Vemos hoje em muitos negócios online, empresas criando um relacionamento muito padrão e robótico e esse processo de personalização será onde você terá que se comunicar com o seu futuro cliente de uma maneira personalizada ex:

Se você tem um contato de uma pessoa, mande e-mails com o nome dela, se você faz uma campanha de marketing no Google use um sistema de Remarketing, se as pessoas publicam na página da sua empresa nas mídias sociais responda e engaje com as pessoas de uma maneira personalizada.

Precisão

Finalmente o ultimo passo e não menos importante, a precisão. Nesse processo será onde você irá pegar os dados  do Google analycts e os dados das mídias sociais e analisar como foi o comportamento dos usuários no seu site. Analisar qual página converteu mais, qual teve a maior taxa de rejeição, onde as pessoas clicaram mais, quais páginas geraram mais tráfego e assim fazer toda analise para então continuar fazendo o que deu certo e retirar o que não deu certo.

Faça testes A/B e assim continue o ciclo e se possível vá aprimorando o seu negócio através dos erros cometidos e aos poucos ajustando.

Esse artigo ficou um pouco grande, mas infelizmente não consegui colocar tudo o que eu realmente gostaria. Espero que eu tenha lhe ajudado e agora bora colocar a mão na massa.

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Sucesso a até mais.

Categoria: Gestão, Marketing
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