Como ter resultados na empresa que vão muito além de aumentar o lucro

Como ter resultados na empresa

O lucro em uma empresa é sempre desejado e bem-vindo, mas não é o único resultado que deve ser levado em conta dentro de uma instituição onde as pessoas passam grande parte do dia.

Neste artigo irei abordar alguns dos resultados intangíveis mais importantes que você pode obter dentro da sua empresa e consequentemente irá obter maior lucro e crescimento.

Como ter resultados na empresa

A importância dos resultados intangíveis em uma empresa

Estes resultados que não são “tocáveis” são ignorados constantemente dentro das empresas pois muitos empresários acreditam que não trazem lucro ou crescimento, mas na realidade acontece o inverso, a falta destes resultados que irei citar hoje pode dificultar o seu crescimento e até mesmo diminuir seu lucro.

Resultados intangíveis como uma boa comunicação entre a equipe, o bem-estar das pessoas e um propósito bem alinhado irá fazer a sua empresa crescer de forma constante e saudável.

Você alguma vez já parou para analisar os resultados da sua empresa além do financeiro? Além do faturamento, lucro, entrada e saída de clientes ou bens adquiridos? Pois bem, faça isso e perceberá que existem muitos outros fatores “ocultos” dentro da sua empresa, e que não devem ser ignorados.

Comunicação aberta e cooperativa

Comunicação é ouro dentro de qualquer tipo de relação, inclusive a profissional. Ter uma equipe engajada e interativa ajuda muito na hora dos trabalhos, fazendo com que todos compreendam o que está acontecendo e cooperando dentro das suas funções.

Aqui na Yoobox temos uma interação muito boa, inclusive entre dono e colaboradores, não temos dificuldades em expor as opiniões quando algo esta desalinhado, seja em um novo projeto da agência ou um projeto de cliente, e isso traz grandes ideias e melhorias. Recomendo que todas as empresas tenham uma comunicação aberta com os membros da equipe, abrindo portas para todos exporem suas opiniões sobre o trabalho, isso permite que os donos da empresa tenham informações importantes do que esta acontecendo na produção e também permite ao colaborador a compreender o que esta acontecendo na empresa e quais são os objetivos a alcançar, dando a eles parte do comportamento de dono, fazendo com que cooperem e busquem melhorias nos produtos, serviços e satisfação do cliente.

 


Bem estar e união

Nada melhor do que se sentir acolhido dentro do ambiente de trabalho, não só para os colaboradores como também para o dono da empresa, onde apesar de todas as obrigações e prazos, ainda se sentem acolhidos e motivados.

O bem-estar da equipe deve ser levado em consideração dentro de uma empresa, pois pessoas desmotivadas não produzem o quanto poderiam e perdem a atenção nas tarefas diárias, o resultado disso é ineficiência e prejuízo.

Esta maneira de tratar a equipe pode ser feita de maneira simples, criando rotinas de união, seja através de reuniões recorrentes para fortalecer os propósitos da empresa e escutar os feedbacks dos colaboradores ou até mesmo um café da manhã juntos. Entendo que dependendo do tamanho da empresa fica difícil reunir todos, principalmente em empresas com muitos colaboradores, mas isto pode ser feito reunindo os membros de cada equipe ou departamento de forma separada. Já as pequenas empresas não possuem muitas dificuldades em fazer este tipo de rotina.

Outra maneira de criar a união dos membros da empresa, é fortalecer a cultura de que todos cooperam e ajudam, seja nas pequenas ou grandes conquistas. Isso deve ser feito mantendo o respeito a hierarquia dos profissionais, mas reforçando a importância de cada setor, em uma visão macro de cada colaborador.

Propósito e melhoria constante

Você sabe o que as pessoas dentro da sua empresa querem? Já perguntou onde elas querem chegar como profissionais? Pois bem, sem estas informações fica difícil ligar o propósito da sua empresa ao proposito delas, por isso é muito importante ter uma comunicação aberta com todos.

Converse com seus colaboradores e dê a eles abertura para se exporem, desta forma você conseguirá fazer a conexão entre os seus propósitos com a empresa e o propósito de cada membro. Independente do ramo ou tamanho da sua empresa, tenha certeza de que você poderá ajudar seu colaborador a chegar nos objetivos dele, nem que seja em uma pequena parte deste objetivo.

 


Mas qual a vantagem disso para os negócios?

Fazendo isso, você irá alinhar os objetivos dos colaboradores com os objetivos da empresa, isso dará a todos na equipe uma motivação e propósito de entregarem sempre o melhor trabalho, o que irá acelerar a produtividade, faturamento e consequentemente o faturamento da sua empresa.

Neste artigo o foco não é o lucro da empresa, mas tudo acaba levando a ele, pois são resultados intangíveis que fazem a empresa funcionar de forma mais constante e saudável, trazendo resultados tangíveis, como profissionais mais qualificados e maior entrada de recursos financeiros, pois uma empresa com bons profissionais atrai bons clientes.

Defensores da marca

No marketing falamos sobre transformar os clientes em fãs e defensores da marca. Na administração temos o mesmo argumento, porém, com cada um dos colaboradores da empresa.

Um colaborador é o que existe de mais próximo na sua empresa depois de você, é ele quem sabe como funciona os trabalhos e tratamentos no dia a dia. Essas pessoas precisam defender a marca, caso contrário, alguma coisa esta muito errada, muito provavelmente ele não concorda com algo dentro da empresa, ou não vê um futuro promissor.

Obter lucro é muito bom para a empresa e permite que as pessoas também ganhem mais, porém os resultados intangíveis que citei acima possuem um peso gigantesco na satisfação de toda a equipe. O financeiro é importante, mas o bem estar também, pois ninguém se mantem por muito tempo em uma empresa onde não vê futuro ou não concorda com algo, independente de salário.

Hoje o que mais vemos são conflitos entre dono e funcionário, então devemos ir contra essa maré e criar verdadeiros fãs e defensores da marca, só assim os clientes vão ter um ótimo atendimento e receberão sempre o melhor produto ou serviço.

Isso é ter muito mais resultado do que apenas lucro, é ter um ambiente de convívio saudável, ter uma boa comunicação e melhoria contínua.

Neste artigo vimos que:

  • Existem muitos resultados intangíveis dentro da empresa e temos que dar atenção a eles;
  • Ter uma comunicação objetiva e aberta possibilita muito mais produtividade na equipe;
  • Uma equipe respeitada e convivendo em harmonia ficam unidos e trabalham em conjunto;
  • Quando o proposito dos colaboradores se alinha com o da empresa a motivação é constante;
  • Os principais fãs e defensores da empresa precisam ser os colaboradores, pois são eles quem vivenciam o dia a dia, como tudo funciona, os processos de trabalho e tratamentos interpessoais.

Como vimos neste artigo existem muitos indicadores intangíveis dentro de uma empresa que devem ser levados em consideração na hora de analisar se a empresa está indo bem, então a partir de hoje faça estas análises na sua empresa além das análises de faturamento, lucratividade e ganhos financeiros.

Me diga o que achou do artigo, sua opinião é muito importante e me ajuda a criar outros materiais como este.

Abração e sucesso na vida!

Categoria: Gestão
Post anterior
Como contratar a pessoa certa e não ter dor de cabeça com funcionário
Próximo post
Você se capacita como empresário ou como funcionário?
Menu