Usar e-mail marketing – Conheça as melhores vantagens

Um dos assuntos que eu gosto muito de falar além do Google Adwords, é o e-mail marketing. Considero que a ferramenta de e-mail é uma das mais eficazes para as estratégias de marketing na internet. Sabendo como usar e-mail marketing em conjunto com outras plataformas de marketing, torna seu negócio muito lucrativo se utilizado de uma maneira correta.

Nos tempos de hoje em média 90% das pessoas veem o e-mail diariamente sendo que também é a opção preferida das pessoas para receber ofertas.

46% dos brasileiros citaram e-mail como a primeira comunicação online diária. Facebook é citado por 27% das pessoas, enquanto sites de notícias e portais representam 7%.

A ideia é mostrar alguns dos muitos números que comprovam a eficiência de usar e-mail marketing. Nas nossas próximas conversas, iremos nos aprofundar neste universo do relacionamento digital para entendermos como ele pode ser útil na sua empresa.

Quando comecei a usar a internet para estratégias de marketing (uns anos atrás) sempre acreditava que o e-mail não seria uma ótima opção que traria ótimos resultados pro meu negócio. Focava muito em buscadores e redes sociais, mas após trabalhar com um foco maior no e-mail, comecei a ver maiores resultados com baixo custo se comparado às outras plataformas.

Veja o porquê você deve usar e-mail marketing:

Relacionamento

Diferente de diversas outras mídias e redes sociais, o e-mail marketing tem possibilidade de um contato direto com o seu cliente ou potencial cliente.

Nas outras plataformas como as redes sociais, você acaba sendo limitado a atingir um público maior tanto das pessoas que seguem a sua empresa quanto às pessoas que são seus amigos.

Em resumo, por mais que você tenha cinco mil seguidores, tudo o que você publicar infelizmente não será visualizado por 100% de seus amigos ou seguidores, mas em média apenas de 5% a 10% poderão visualizar. Esse número torna insignificante comparado com o E-mail em que você pode ter um contato mais direto e personalizado com todas as pessoas da sua lista de contato.

Pra que suas publicações nas redes sociais sejam bem visualizadas por todos é preciso fazer investimentos em campanhas, mas mesmo assim a comunicação ainda não será tão direta e personalizada. Por isso que nesse caso (dependendo da sua estratégia) o e-mail marketing ainda sai ganhando comparado com outras mídias.

Caso tenha interesse criamos um artigo ensinando como aumentar as visualizações das postagens no facebook.

Funil de Vendas

Quando se tem uma lista de e-mail de potenciais clientes ou clientes reais é preciso trabalhar sua lista para trazer cada vez mais oportunidades de fechamento em vendas.

Um dos maiores gurus da internet dizem que um e-mail de um cliente equivale em média quinze novos clientes, ou seja, trabalhar a sua lista de clientes podem gerar 15x mais oportunidades de negócios usando o método de pós- venda, pois se uma pessoa já comprou de você uma vez, terá maiores chances de comprar novamente várias vezes, basta saber trabalhar de maneira correta o seu funil de vendas.

Quando se têm uma base de e-mails de pessoas que são potenciais clientes da sua empresa, é preciso ter um funil de vendas bem estruturado e planejado para que seus objetivo e metas sejam alcançados. O topo do funil nesse caso será de pessoas que tem interesse no seu negócio.

Evite ter e-mail de pessoas que não são de seu público alvo ou se quer possuem interesse no seu negócio. Não faça como muitos, evite comprar e-mail e enviar spans, isso não funciona.

Crie métodos de aumentar cada vez mais a sua lista de e-mail com pessoas interessadas ou de público alvo do seu negócio e faça um processo de nutrição afunilando sua base até que chegue ao fechando de uma venda.

Automatização

A Automatização é um dos maiores benefícios de usar e-mail marketing, pois é possível automatizar os envios dos e-mails para a sua lista de contato.

Supondo que você tenha uma lista de e-mail e queira enviar um e-mail B apenas para aqueles que abriram o e-mail A, e desses que você enviou, você quer enviar um e-mail C apenas para aquelas que clicaram em um link no e-mail B em um certo dia e uma certa hora.

Resumindo, você consegue programar o envio para as pessoas se cadastrarem, abrirem ou clicarem em um link da sua mensagem, e o melhor de tudo é que poderá fazer uma única vez e deixar a sua campanha de e-mail marketing rodando sem que você tenha que ficar toda hora e todo dia fazendo envios. O seu único trabalho será a mensuração e fazer alguns ajustes para que suas campanhas possam cada vez mais trazer um maior retorno e fechamento em venda.

Existem programas de e-mail marketing excelentes que fazem todo esse processo, basta apenas analisar como funciona a ferramenta e colocar suas estratégias em pratica.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Além dos benefícios como ter um contato direto, contato mais personalizado, automatizar os processos e ter um controle maior no seu funil de vendas, é o retorno sobre o investimento que eu acho superinteressante.

Quando usar e-mail marketing sem dúvidas você terá um ótimo ROI quando se faz um bom trabalho, pois o custo que você terá para fazer a conversão de vendas será quase zero, ou seja, você pagará apenas a plataforma de e-mail marketing que geralmente cobram mensalidade em média de 50 reais.

Nas plataformas de e-mail marketing você terá um custo fixo mensal (pode variar conforme a sua base de contatos), porém uma vez com contato de um potencial cliente, você poderá enviar diversos outros e-mails afunilando até o fechamento da venda sem custos adicionais e o melhor de tudo, com contato personalizado e mais direto.

Espero que você tenha gostado desse artigo e tenha entendido a importância de um e-mail marketing, caso tenha interesse em aprender mais basta assinar nossa lista de atualizações que iremos dar mais dicas de marketing digital e principalmente sobre o e-mail marketing.

Categoria: Gestão, Marketing
Post anterior
Técnicas ninja de como aumentar as vendas na internet
Próximo post
Overdose de informação – Saiba o que é e como se prevenir
Menu