O Maior erro de anunciar em jornais, revistas e internet

Você que é empresário e tem algum negócio próprio sabe que é obrigatório anunciar em algum tipo de mídia para ser visto, mas qual a mídia correta para o seu negócio?

Neste artigo você irá identificar qual a mídia correta para o seu negócio e assim evitar cometer alguns erros que podem estar fazendo você “rasgar dinheiro” mostrando a sua marca para quem não tem interesse nenhum em contratar o seu produto ou serviço.

Então vamos direto ao ponto:

Normalmente quem vende anúncios de jornais, revistas ou anúncios na internet obviamente irá defender o próprio peixe no qual quer vender, mas não caia nessa. Normalmente os vendedores não fazem uma análise do seu negócio para saber se a mídia no qual ele está oferecendo será realmente viável para o seu negócio.

Vendo desta maneira é essencial que você mesmo saiba qual a melhor mídia para anunciar e ter resultados, para isso não é necessário ter grandes conhecimentos de publicidade. Uma dica simples que dou a você é: saiba onde o seu público, os seus clientes, os seus prospectos têm o hábito de frequentar e o que eles costumam fazer, fazendo uma breve análise irá encontrar pontos em comum.

Talvez o seu público tenha o costume de buscar notícias da região e descontos das lojas regionais, talvez ele goste mais de ver fofocas de famosos ou então alguma notícia para ficar por dentro do mundo da moda, ou talvez ele possa frequentar constantemente as redes sociais e tem o hábito de comparar preços de produtos na internet e fica o dia todo no celular.

Tenho certeza de que você conhece pessoas que fazem algo que citei acima e diversas outras hábitos. A sua tarefa aqui é identificar onde eles estão e o que fazem e só depois disso investir em uma mídia que esteja em contato com o seu futuro cliente.

O erro das empresas

Existem infinitos meios de publicidade, mas neste artigo vou focar em três delas que podem resumir as outras. Essas mídias são: o jornal, revista e a mídia online “Facebook, Google, Blogs e etc.”.

O grande erro das empresas que trabalham exclusivamente com publicidade é criar uma certa rivalidade entre eles, tratar um ao outro como meros concorrentes, com a ideia de vender cada vez mais espaços publicitários do que o “concorrente” e assim dominar o mercado.

Mas trabalhando deste modo esquecem o grande foco de qualquer mídia, que é entregar conteúdo as pessoas. É este o principal motivo que fazem as empresas estamparem as suas marcas ali, porque as pessoas estão olhando para esta “parede” buscando informações úteis, e nessa pequena olhada elas podem ver a sua marca e se interessarem por seus produtos.

O erro das empresas publicitárias é esquecerem do objetivo principal e acabarem fazendo um catálogo de anúncios ao invés de um meio de propagação de conteúdo útil para os leitores.

Outro erro é tratarem as outras empresas como rivais ao invés de se unirem e entregarem a melhor solução para as empresas da região.

É claro que esses pontos que citei não se enquadra em todas as empresas, mas posso afirmar que a grande maioria comete esses erros.

O erro dos clientes

É claro que uma boa empresa irá dar todo o suporte para mostrar ao cliente se aquele tipo de mídia irá trazer retorno ou não para as vendas, mas não podemos colocar todo o peso dos erros nas costas das empresas de publicidade.

Ninguém irá se preocupar mais com os resultados de uma empresa do que o próprio empresário, então é seu papel ter conhecimento básico de quem é o seu público, quem costuma comprar de você e qual os costumes deles.

Com essas informações nas mãos um bom empresário consegue trabalhar em conjunto com a empresa que está oferecendo aquela mídia e chegar a conclusão se este meio é viável ou não para os negócios.

O erro dos donos de muitas empresas é anunciar em mídias sem ao menos fazer uma pesquisa. Anunciar simplesmente porque o concorrente está anunciando não quer dizer nada. Assim como ambos podem estar no lugar certo, mas  também podem estar errando juntos e rasgando o dinheiro da empresa que era para estar sendo utilizado de maneira mais eficiente.

Não anuncie em qualquer mídia antes de fazer uma pesquisa sobre esses meios. Será que seus clientes tem o costume de pegar o jornal? Eles leem revistas? Eles acessam a internet? Eles enviam sinais de fumaça? E por aí vai…

Antes de investir saiba se o seu público está naquele tipo de mídia!

A solução

Nem tudo está perdido neste mundo onde anúncios e mais anúncios chovem aos olhos de todos. Saiba se posicionar no lugar certo e na hora certa, deste modo irá conseguir vender mais.

Nada adianta você vender fones de ouvido em uma cidade onde todos são surdos, então comece o quanto antes a identificar o perfil de pessoa que consome aquele seu produto ou serviço e estude o que eles normalmente fazem. Obviamente eles não fazem sempre as mesmas coisas, mas todos eles possuem pontos em comum e é exatamente nesses pontos que você irá trabalhar.

Faça todo este estudo e verá como isso fará você economizar muito dinheiro mesmo você anunciando em vários lugares, este é o melhor método para você ter resultados com a divulgação da sua marca.

Atingindo as pessoas certas através das mídias certas!

Normalmente grande parte das empresas conseguem trabalhar em mais de um tipo de mídia, então invista pesado onde está tendo resultados, mesmo que seja em mais de uma mídia, mas exclua imediatamente aquelas que estão apenas trazendo custos para a sua empresa. O dinheiro que você pode estar queimando em mídias erradas poderia estar sendo usado em outra mídia que traz retornos para a sua empresa.

Escolha bem onde investir o seu dinheiro, o que traz retorno para a loja de roupas pode não trazer retorno para um Petshop. Analise o seu negócio e encontre a mídia perfeita para atingir os seus clientes.

Dedique tempo a isso ou então contrate um especialista em marketing, o mais importante é não continuar investindo onde não se tem certeza do retorno, isso pode ser literalmente “queimar dinheiro”.

Vou finalizar este artigo por aqui porque já está ficando extenso, mas voltarei a falar sobre isso nos próximos artigos da Yoobox.

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Sucesso e até a próxima!!!

Categoria: Marketing, Vendas
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