Saiba como fazer da sua empresa algo indestrutível

Tenha em mente que não existe uma blindagem para sua empresa, mas existem métodos de você minimizar danos e aumentar a sua permanência no mercado. Abaixo irei citar algumas precauções que todas as empresas deveriam tomar, e também algumas dicas para permanecerem firmes no mercado. Veja as seguintes precauções a tomar:

Minha empresa é a melhor

Por maior que seja sua empresa não ache que ela esta o topo da cadeia alimentar do mercado e que não existe ninguém que pode trazer grandes riscos a você. Mesmo que sua empresa esteja dominando o mercado atualmente não se engane pensando que nunca haverá outra igual, ou melhor, que a sua. Todos os dias vemos novas empresas surgindo, alguma permanecem e outras simplesmente se desintegram com o tempo.

Mas a questão não é o número de empresas ou até mesmo o tempo de mercado delas, mas sim a inovação de seus serviços para seus clientes, pois quem melhor entender as necessidades dos clientes irá ganhar espaço no mercado. E também vale analisar que pensar que sua empresa é a maior e melhor faz você ficar totalmente parado no mercado, sem buscar grandes melhorias para seu público, e isso é muito ruim.

Inovar apenas quando necessitam

Com um mercado cada vez mais concorrente todos buscam inovações, porém algumas empresas fazem isso apenas quando veem algum tipo de risco vindo de seu concorrente ou mercado, desta forma todas as empresas fazem essas “inovações” ao mesmo tempo quase que em conjunto. Isso acontecendo torna essas inovações simplesmente adaptações ao mercado (já que todas as outras também a fizeram), e assim seu público não vera qualquer tipo de mudança ou diferença entre você e seu concorrente

Faça diferente, inove quando ninguém esperar e saia da retaguarda do mercado, saia na frente e chegará primeiro à seus consumidores.

Sei de tudo, não preciso de conselhos

Não cometa o erro de ignorar um assunto sobre sua empresa, seja esse assunto um matéria em um jornal ou um simples comentário de um amigo.

Mas não pense que você terá que seguir tudo o que dizem da sua empresa, porém deve sim analisar e ver se aquele assunto realmente será de utilidade para seu negócio, pois se trata de uma visão diferente da sua, o que leva a uma perspectiva e ideia totalmente diferente do que você pode ter pensado até hoje.

Lembre-se que muitas das grandes ideias e inovações do mundo vieram de simples momentos e conversas entre amigos. Abra caminho para inovações para sua empresa.

Agora que viu algumas precauções a tomar, veja algumas dicas que irá te ajudar a permanecer forte no mercado.

Sempre posso conhecer mais

Busque cada vez mais conhecimento, não só da sua área, mas também conhecimentos de todos as áreas, pois algo feito exclusivamente para seu mercado de atuação sem dúvidas já terá muitas outras pessoas iguais a você vendo o mesmo conteúdo. Ideias de áreas diferentes podem se tornar uma grande estratégia para sua empresa e algo inovador em sua área.

Faça o possível para conhecer 100% do seu mercado e 20% de todos os outros, somente assim sua criatividade entrará em funcionamento fazendo ideias de outros ramos se encaixarem perfeitamente em sua empresa, algo que nenhum outro companheiro do mesmo ramo jamais pensou. Isso é inovação.

Ficar atualizado não é o bastante

Claro que ficar por dentro de tudo o que acontece em seu mercado é essencial, mas será mesmo que isso é o bastante? Não, pois muitas empresas ficam apenas seguindo o que o mercado pede sem pensar em oferecer algo diferente. Faça o inverso da maioria, busque entender o mercado e faça o mercado seguir você oferecendo algo que eles precisam e que nenhuma outra empresa ofereceu. As maiores empresas não seguem tendências ou referências de outras, mas elas mesmas criam essas tendências de mercado, por este motivo quase sempre são as mesmas empresas que saem na frente.

Mas é importante rever que dar o passo maior que a perna pode ser perigoso, então antes de montar uma tendência de mercado pense no tamanho dela, se será em nível mundial, nacional ou até mesmo regional.

O foco é o cliente e não o produto

Melhorar seu serviço e produto é essencial para seu negócio permanecer no mercado, mas busque também fazer um processo de aprendizado sobre seu público sabendo o que eles realmente buscam, querem e preferem. Somente assim você poderá oferecer exatamente o que eles buscam em seu produto ou serviço sem ter que ficar “bisbilhotando” o que seus concorrentes estão para lançar ou modificar. Não existe segredo para permanecer no mercado, existe muito estudo, dedicação e trabalho.

Existem muitas outras dicas que eu poderia citar aqui, mas preferi dividir em etapas para que você possa analisar melhor os pontos acima antes de ver mais deles. Alias, para chegar ao topo deve-se subir um degrau de cada vez, tomando muito cuidado para não tropeçar e voltar ao inicio da escada.

Caso tenha uma opinião ou dúvidas desse artigo, deixe seu comentário abaixo, espero que tenha tirado proveito.

Até a próxima!!!

Categoria: Gestão, Marketing
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