Investir em publicidade online ou tradicional? Análise Completa!

Essa é uma das perguntas frequentemente feita por milhares de pessoas entre eles pequenos empresários e também entre profissionais de publicidade e propaganda.

Só quero deixar bem claro que o artigo aqui é com base na minha opinião. Quero deixar claro também que todas as mídias sejam elas impressas ou digitais, são importante para estratégias de marketing de qualquer tipo de negócio, as diferenças são que cada tipo de mídia tem a sua função, orçamento e público mais engajado.

Tudo vai depender da sua estratégia de Marketing para fazer com que seu produto ou serviço chegue até o consumidor final e que possa intensificar cada vez mais o relacionamento com seus clientes. Lembrando também que se aliar a publicidade online com a publicidade impressa, pode gerar grandes resultados.

Sempre acreditei na eficiência da publicidade online como, por exemplo, redes sociais, Google, banners em sites parceiros e etc. Não que eu deixe de lado a publicidade impressa, mas que dependendo da sua estratégia, a publicidade online se torna muita mais barata e eficaz se comparada com as mídias tradicionais como Jornais e Revistas.

Pra que você entenda melhor irei fazer algumas comparações com outras mídias mostrando o retorno sobre o investimento, tipo de público, pós e contras.

Lembrando que não estou dizendo o que é bom e o que é ruim, apenas se trata de uma comparação pra que a sua estratégia de marketing possa de alguma forma ser lucrativa no seu negócio.

Essa comparação eu fiz com base em anúncios impressos como jornais e revistas, e anúncios online como publicidade no Google e Mídias sociais.

Vamos ver qual o melhor caminho para investir em publicidade hoje:

Analisar público Alvo

Antes de começar a anunciar em qualquer mídia, você deve primeiramente entender o seu público alvo e analisar quais são os tipos de mídias que eles passam mais tempo. Após fazer essa análise, basta agora utilizar as mídias para fazer os anúncios segmentados.

Se seu público consome muitas redes sociais (as pessoas passam muito tempo) anuncie nessas redes sociais, se as pessoas frequentemente fazem buscas por produtos e serviços, basta anunciar nos mecanismos de buscas como o Google.

Mas se seu público consome jornais e revista anuncie nessas mídias. Lembrem-se, jornais e revistas em média são anunciados uma vez na semana ou no mês. Sendo que as mídias online você consegue controlar o prazo.

Visualizações

Depois que você entendeu qual o tipo de mídia o seu público passa mais tempo, agora é hora de analisar a média de pessoas que podem visualizar o seu anuncio para ter a base de como investir em publicidade da forma correta.

– Jornais ou Revistas: Como falei no tópico anterior, os jornais e revistas são distribuídos mensalmente ou semanalmente. Mas vamos a algumas análises desses anúncios impressos.

Digamos que na sua cidade tenha em média 50 mil habitantes, e desses habitantes apenas 20% pegam os jornais ou revistas na semana (sendo que as impressões de jornais e revistas não é de acordo com o número de habitantes). Então temos 10 mil pessoas.

Mas tem um porém, das 10 mil pessoas quantas delas de fato são seu público? Desses que são seu público, quantos vão ver seu anúncio? Desses que visualizaram o anúncio, quantos de fato irão até a sua loja?

Em minha opinião, é um número que não dá pra mensurar o retorno que você irá ter se comparando ao investimento do anúncio. Mas lembre-se, dependendo do seu planejamento e das estratégias, essa mídia pode ser eficiente.

Estou levando em consideração pequenas empresas que não possuem o costume de medir seu retorno sobre o investimento e caem no marketing de esperança, arriscam seu investimento apenas na SORTE se vai dar certo ou não.

– Publicidade online: A publicidade online é a minha favorita, pois com ela eu consigo ter um controle de quantas pessoas quero atingir, qual região quero ter visibilidade, quais os horários meu anúncio deverá aparecer, quais tipos de pessoas (idade, costumes e etc.) e também consigo controlar quantas pessoas visualizaram meu anúncio e quantas pessoas de fato clicaram nele. Com esse tipo de métrica online, você consegue ter um plano de ação e mensurar o que está dando certo e o que está dando de errado.

Custos

Vamos à parte mais importante na hora de investir em publicidade, os custos!

Cada mídia tem suas variáveis de custos que podem ser boas ou ruins. Tudo vai depender do seu orçamento e o quanto sua empresa está disposta a investir na publicidade, e com isso criar estratégias para que o anúncio seja de fato lucrativo.

– Jornais e Revistas: Anúncios impressos feitos semanalmente custam em média R$ 300,00 a R$ 1.000 por semana com uma boa visualização e tamanho. Se você anunciar semanalmente com anuncio de R$ 300,00, você terá um custo mensal de R$ 1200,00. Se a pessoa visualizar seu anúncio ou não, será difícil mensurar e analisar se está sendo lucrativo ou não.

– Publicidade online: Anúncios online no Google (pessoas pesquisando produtos ou serviços) ou nas redes sociais como Facebook (onde as pessoas passam grande parte do tempo) pode ser uma alternativa para você investir em publicidade sem gastar muito. Você apenas paga se a pessoa VISUALIZAR ou CLICAR no seu anúncio, ou seja, você consegue ter um controle tanto com seu orçamento quanto com o número de pessoas que você quer que visualizem o seu anúncio. Geralmente o custo quando a pessoa clica no seu anúncio ou visualiza, é a partir de 0,1 centavo. Tudo depende do modo como você irá configurar a sua campanha. Mas em minha opinião gera um ótimo resultado com baixíssimo investimento.

ROI (Retorno sobre o investimento)

Essa é a parte mais importante para saber se sua empresa está tendo lucratividade ou não.

Sempre costumo dizer para meus clientes que tudo o que for investir na empresa, é preciso ter lucratividade, isso parece óbvio, mas muitos pecam nessa parte e não sabem o porquê vivem no vermelho.

Na publicidade seja ela online ou impressa, você sempre deve pensar da seguinte maneira:

“Se eu fizer um investimento por mês na mídia X eu terei um retorno maior do que o meu investimento?”

Clicando qui você pode ver um pouco mais como calcular o retorno sobre o investimento.

Se depois de sua análise, seu planejamento e alguns testes em uma dessas mídias você não recuperar aquilo que você investiu, mude a ESTRATÉGIA ou caia FORA. Mas se possível contrate um profissional para lhe orientar.

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Sucesso e até à próxima.

Categoria: Gestão, Marketing
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