Marketing digital para profissionais liberais em 5 passos

Sabe aquele momento em que você profissional liberal (advogado, contador, médico particular) fica em seu escritório procurando maneiras de conseguir mais clientes?

E em muitos casos quando o orçamento em publicidade esta curto.

Foi pensando nisso que resolvemos colocar algumas dicas interessantes que podem melhorar e aumentar o número de novos clientes em seu escritório através do marketing digital, ou seja, marketing na internet.

Lendo este artigo até o final, você irá perceber coisas simples que com apenas alguns ajustes no seu marketing pode fazer uma grande diferença no seu negócio.

Veja esses passos

1.  Entenda o comportamento do seu público alvo

Sabemos que para você atingir seu público alvo e aparecer no momento em que ele precisa de seu serviço é preciso de no mínimo conhecer o comportamento dele e saber onde ele está.

Já imaginou anunciar um serviço de dentista para um local onde as pessoas não possuem interesse algum nesse serviço?

Ai não dá, é a mesma coisa de dar tiro no pé ou jogar dinheiro no lixo.

Por isso antes de qualquer ação, entenda o comportamento do seu consumidor, o que ele procura e onde ele está para não cair na onda do marketing de esperança (esperar o cliente aparecer como mágica).

2. Crie um blog

Caso ainda não tenha um, é de extrema urgência que você crie um blog e coloque conteúdo que ajude seu público.

Até agora não consegui entender como um escritório de um profissional liberal que tem uma fanpage no facebook (que fica parada e sem atualizações qualificadas) ainda não tem um blog que é a porta de entrada para o seu negócio converter potenciais clientes.

Criar um blog é mostrar que você como profissional é experiente no assunto e sempre esta antenado com as informações de sua área. Lembre-se que quanto mais conteúdos relevantes você colocar, mais terá reputação e autoridade no assunto e aumentará o número de seguidores convertendo em potenciais clientes.

Ninguém contrata serviços de um profissional liberal sem ao menos confiar no profissional.  A não ser que você caia no mercado de preço baixo, que é o mercado que destrói qualquer negócio a longo prazo.

Se você é um médico, então não custa nada você ter um blog relacionado a dicas de saúde, dicas de como prevenir doenças, e diversos outros assuntos da sua área.

Se você é um advogado pode e deve ter um blog que fala sobre os direitos do cidadão, o que deve ser feito em casos jurídicos e muitos outros assuntos que seu público possuí.

Passe credibilidade e confiança para um potencial cliente oferecendo conteúdo de qualidade e que possa ajudá-lo no seu dia a dia.

Para ter um bom conteúdo em seu blog profissional, basta imaginar quais são as necessidades do seu público alvo ou potencial cliente e escreva assuntos que tirem as dúvidas deles.

3. Coloque vídeos no YouTube

O YouTube é a segunda ferramenta de pesquisa mais utilizada do mundo, perdendo apenas para o Google. Diversas pessoas do mundo colocam milhares de vídeos a cada minuto no YouTube e você como profissional deve aproveitar esse canal para colocar seus vídeos de dicas e assuntos relacionados a seus serviços, e também palestras (caso você faça) e diversos assuntos que possam tirar dúvidas e atrair seu público alvo.

4. Faça Webinários gratuitos

Webnário são seminários e palestras online, e você como um bom profissional liberal irá fazer esses webnários ao vivo de forma gratuita para tirar dúvidas e entender quais são as maiores necessidades das pessoas que te seguem (potenciais clientes).

Entendendo seu público e suas necessidades você terá uma base sobre qual assunto poderá abordar com mais frequência em seu blog, e qual serviço você trabalhará mais para promover.

5. Use redes sociais e participe de grupos de discussões segmentadas

Essa é uma das maiores armas para o marketing pessoal. A sacada é você estar em redes sociais onde seu público sempre frequenta.

Se você é um veterinário, esteja em redes sociais e participe de grupos de discussões que falam sobre animais.

Se você é um médico, participe de redes sociais e grupos de discussões que falam sobre qualidade de vida e como se manter saudável.

Com isso você irá atrair potenciais clientes e seguidores.

Siga esses passos e faça de seu escritório uma referência em sua cidade. Lembre-se que apenas ter o melhor serviço não basta, é preciso mostrar para as pessoas o seu trabalho, suas ideias e seu conhecimento na área.

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Categoria: Marketing
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