O que faz seu concorrente vender mais do que você?

Saber quais os pontos fortes do concorrente é algo que todas as empresas gostariam de saber. Hoje vou lhe mostrar alguns pontos bem importantes mas que a grande parte das empresas não dão muita importância. Esses pontos irá mostrar o que mais fazem seus concorrentes venderem mais do que você.

Veja todos os tópicos que separei e tire suas próprias conclusões, depois deixe sua opinião em nossos comentários para eu saber se este artigo lhe ajudou em algo ou não.Separe um tempo e leia com atenção esses tópicos, eles podem fazer grande diferença em seu negócio e ajudar você a entender mais sobre o seu mercado de atuação.

Ele sempre vende mais barato

Este é um dos motivos mais comentados pelos empresários que nos procuram, mas acontece que o fato de outra empresa conseguir vender um produto ou serviço por um preço abaixo do seu, não significa que esse produto seja mais rentável para o cliente final.

Em relação a serviços, um material de menor custo e a exceção de uma equipe, pode baratear bastante no preço final, mas não existe maneiras desse serviço ser feito com a mesma qualidade e agilidade de alguém que usa o melhor material e possuí uma equipe profissional para fazer o trabalho.

Já no caso de produtos, os materiais também podem influenciar no preço final, por isto mesmo que existem muitos produtos similares com uma qualidade menor que as do original, além de poderem ter alguns aspectos que podem diminuir ainda mais o preço, como: método de entrega, embalagem, fornecedor e etc.

Mas não se desanime com isso, o preço é apenas um dos pontos que o cliente leva em conta antes de tomar uma decisão de compra. Pense comigo, será que alguém iria comprar um aparelho da Apple, um carro zero, ou até mesmo um tênis da Nike se eles fossem levar em conta apenas o preço? Claro que não.

Não entre no mercado do preço, ao invés disso entregue mais valor ao seu consumidor.

Abaixo você vai entender exatamente como essas empresas tem grande sucesso e diversas vendas diariamente sem precisar “prostituir” o mercado e ficar baixando o preço sempre que alguém faz isso.

Meu concorrente tem mais recursos

As novas empresas que passam por dificuldades adoram colocar esse ponto como desculpa da falta de crescimento, mas as coisas não são bem assim, não é porque seu concorrente tem mais recursos estruturais ou financeiros que quer dizer que ele tenha muita vantagem no mercado.

Hoje em dia existem muitas maneiras de contornar isso, e não estou falando de pegar empréstimos ou alugar o melhor local da cidade e ficar cheio de dívidas depois, estou falando de reconhecer quais as prioridades para manter a sua empresa em funcionamento e separar quais as áreas que mais precisam de um reforço. Analise e encontre esses lugares em sua empresa e depois invista até alcançar o equilíbrio perfeito entre todos os setores.

Diminua os custos internos (onde seu cliente não tem acesso) e aumente os investimentos externos (onde seu cliente tem total acesso), isso fará você aumentar a qualidade do seu produto ou serviço sem precisar aumentar seus gastos. Faça isso também com o seu tempo e seus profissionais, entregue tudo que tem de melhor para seu cliente.

Essa é uma ótima maneira de conseguir tirar vantagem sob as grandes empresas, por exemplo, o que na sua opinião é melhor? Entrar em contato com diversos setores e departamentos para resolver um problema ou simplesmente ligar para um número e já ser atendido por uma pessoa que resolva seu caso de imediato? Sem dúvidas a segunda opção não é? Mas você pode fazer isso sem ter altos custos, ao contrário de grandes empresas, que para manter uma qualidade de atendimento precisam contratar inúmeros funcionários.

Os clientes preferem a outra empresa

Essa frase não é muito comum de ser ouvida, mas já ouvi algumas pessoas dizendo isso.

E analisando os casos cheguei à conclusão de que na verdade o que prefere o concorrente neste caso é o próprio empresário. Na grande parte das vezes ele acompanha muito alguma marca regional e adora ver os detalhes daquela outra empresa, mas não dedica muito tempo para entender o que acontece no “background” da outra empresa e colocar isso em prática no próprio negócio.

Isso faz com que pessoas que tem esse pensamento percam tempo na plateia assistindo o show enquanto deveriam estar no palco! Estudar e acompanhar o concorrente é uma ótima estratégia, mas isso não adianta de nada se você não fazer a sua lição de casa dentro do seu próprio negócio.

É claro que também existem casos onde realmente o cliente prefere o concorrente, nesses casos você terá que levar em conta alguns pontos como: Preço, local, qualidade, atendimento, divulgação e etc.

Mas principalmente deve levar em conta se o cliente conhece a sua empresa. Se caso ele conhecer e mesmo assim preferir o seu concorrente você deve buscar onde errou e melhorar nesses pontos, mas se ele não conhece muito bem a sua empresa, é seu dever (mostrar mais a “cara”) e fazer todos conhecerem sua marca. Aliás, ninguém gosta de comprar produtos ou contratar serviços de marcas totalmente estranhas e sem referências. Inclusive você mesmo não é?

Mais à frente vou te mostrar como sair do anonimato e mostrar sua marca ao mundo.

Não dá para inovar nada em meu ramo

Nunca diga isso, pois se inovar fosse algo comum, quando viesse ao público não existiria inovação nenhuma!

Se esforce, busque referências em nichos similares ao seu, junte sua equipe e discuta sobre criar novos produtos, serviços ou até mesmo complementos de algo já existente, essa inovação pode ser desde uma nova embalagem ou modo de atendimento até um novo método de serviço ou produto mais prático.

Se mesmo assim não conseguir encontrar uma inovação não desista, converse com pessoas de ramos diferentes e conheça mais sobre o serviço deles, muitas vezes uma inovação surge da união de coisas simples de dois ramos totalmente diferentes.

Mas se novamente não surgir algo novo em sua mente ainda lhe resta uma decisão final, esta opção é mais usada por empresas grandes, mas ainda assim pode ser feita por empresas menores. A decisão que você irá precisar tomar é de buscar um profissional especializado em inovações, mas como não existem muitos profissionais voltados a essa área você pode encontrar as qualidades necessárias em publicitários, designers e profissionais de marketing por exemplo.

Como inovação não é algo que aprendemos em faculdade, aconselho você a analisar bem o perfil do profissional ou empresa e também os trabalhos feitos por eles antes da contratação, pois alguém que será responsável por uma inovação em sua empresa precisa saber inovar também no que ele faz em seu dia a dia.

Qualquer dúvida de como encontrar bons profissionais ou de como inovar em um determinado ramo fique à vontade e use nosso campo de comentários para falar com nossa equipe.

As pessoas não conhecem minha empresa

Tenha em mente que se você for iniciar uma empresa ou até mesmo um pequeno negócio você estará começando do zero, em outras palavras estará começando sem nenhuma credibilidade.

Já chegou a ver alguma empresa que do nada apareceu e começou a ganhar espaço e até hoje continua crescendo? Eu conheço várias assim…

Mas isso não acontece por um acaso e muito menos por sorte como muitos dizem por aí, isso acontece graças a uma coisinha mágica chamada MARKETING! Que na verdade não tem nada mágico e sim muita estratégia.

O marketing é o responsável pelo crescimento de grandes marcas desde o início do comércio e continua assim até hoje “é a regra do mercado ter um bom marketing para vender bem”.

Essa metodologia não pode ser confundida com “publicidade”. A publicidade é o ato de mostrar a marca ao maior número de pessoas, já o marketing é responsável não só por mostrar a marca, mas também entender o público, analisar os resultados encima de custos e retornos financeiros, além de trabalhar a percepção da marca e gosto de diferentes grupos de pessoas, resumindo, toda a estratégia de vendas de um negócio.

Se você não reserva uma parte dos ganhos da sua empresa para investir em um bom marketing todos os meses, então não tenha dúvidas de que você está ajudando e muito para o aumento das vendas do seu concorrente.

A concorrência nunca foi algo ruim, é ela que faz os produtos e serviços melhorarem e evoluir com o passar do tempo e tudo isso é determinado através do marketing que também evolui cada vez mais.

Hoje estamos na era digital onde todas as empresas devem estar na internet, e as que não estão não vão conseguir durar muito no mercado. Sem dúvidas existem diversos meios de divulgação, cada um com seu ponto forte e custos, mas nenhum deles se compara com o custo benefício do marketing através da internet, onde se pode alcançar todas as pessoas conectadas e ainda tirar dados exatos de quantas pessoas visualizaram seu anúncio e se interessaram por seu produto ou serviço, incrível isso não acha?

No tradicional você paga por quantidade de lugares onde aparece, no digital você paga pela quantidade de pessoas que conhecem sua marca, produto ou serviço.

Então se o problema com suas vendas é porque as pessoas não conhecem sua empresa e o seu potencial, prepare-se pois está na hora de você investir em um bom marketing e começar a mostrar a cara, e esse serviço pode ser muito mais em conta do que você pensa.

Dúvidas sobre onde divulgar? Leia nossa análise completa: Investir em publicidade online ou tradicional

Já estou fazendo tudo o que posso

Tenho certeza de que você se esforça muito para fazer sua empresa crescer, caso contrário não estaria lendo este artigo até aqui, mas será mesmo que não existe mais nada que você possa fazer para ter mais destaque diante do seu concorrente? Claro que sim!

Por algum motivo você deixou isso passar por despercebido, seja preocupação, falta de comunicação ou simplesmente falta de teste, isso mesmo “teste”. Ninguém pode dizer que tal coisa não funciona ao menos que já tenha testado, mas o erro da maioria é não tentar e só acreditar depois que o concorrente já está colocando em prática e tendo resultados.

Lembre-se que sair na frente é uma grande vantagem, então veja o que você ainda não testou em seu negócio, analise os riscos e coloque em prática o mais rápido possível.

A regra de ouro para fazer algo novo é testar, testar e testar novamente até encontrar algo perfeito.

Como temos pessoas de todas as regiões do Brasil acompanhando nosso trabalho não sei dizer onde você está nesse momento, mas aqui onde moro atualmente “Santa Isabel” uma pequena cidade do interior de São Paulo, grande parte das empresas sequer estão na internet em pleno século 21, é uma situação complicada pelo fato das empresas ainda não entenderem a importância da internet para os negócios, mas por outro lado é um lugar maravilhoso para quem tem a atitude de inovar e se destacar.

Digo isso para você ter um exemplo prático e real de que não importa o tamanho da sua empresa ou localidade que está, você sempre pode fazer algo mais para crescer e vender e assim conseguir destaque entre os concorrentes. Basta dar o primeiro passo antes das outras empresas!

Espero que eu tenha cooperado com algo bom para você e sua empresa.

Aqui na Yoobox gostamos do que fazemos e sempre vamos ajuda-lo com conteúdos gratuitos, em troca peço apenas que você deixe seu feedback nos comentários para sabermos se estamos entregando o conteúdo que você realmente busca e também se estamos no caminho certo.

Obrigado e parabéns por ler o artigo até o final, até a próxima!

Categoria: Marketing, Vendas
Post anterior
Como Fazer um Email Marketing Eficiente e Poderoso
Próximo post
Vai abrir um negócio? Conheça esses 3 elementos básicos
Menu