Nota 10 – A confiança que pode nos levar ao fracasso, cuidado!

Achou o título estranho? Fique tranquilo, pois se trata de uma opinião própria na qual você também possa vim a crer ou simplesmente achar totalmente ao contrario, para você entender melhor separei este artigo em 5 tópicos, veja:

Nossa existência

Como saber se somos realmente bons no que fazemos e como podemos medir isso?

Certo dia me deparei com a seguinte questão: Se eu sou o melhor em tal coisa, porque outra pessoa (que não é a melhor nessa tal coisa) tem que dizer se sou bom ou não o bastante?

Nossa existência é bem nítida em relação a inovar, criar e desejar cada vez mais. Desde o principio o ser humano foi conduzido a criações de novas coisas, ninguém gosta de se limitar ao que já existe, todos queremos fazer diferente.

Nossa educação

A educação é um ponto muito discutido globalmente, mas o que é realmente a educação nos dias de hoje? Pensem comigo, como era a educação nos tempos medievais, e nos tempos da revolução industrial, e nos tempos de hoje, a chamada hera da informação? Respondam a vocês mesmos o que acham de diferente de uma hera para a outra.

Agora analisem, estamos sendo realmente educados e treinados a fazer o que nossa existência pede ou estamos aprendendo apenas a copiar algo que já existe só porque nos dizem que isso é o correto?

Acredito que todos saibam a resposta, porém nem todos acreditam nela mesmo que vinham de suas próprias opiniões, e isso é a maior prova de que nossa educação nos influencia mesmo quando temos certeza de que ela não esta correta.

Nossa formação

Primeiramente vamos definir o que é formação, no meu ponto de vista não é uma escola ou faculdade que nos forma, isso é apenas uma finalização de nosso treino, algo que comprova que passamos no treinamento da cópia, pois nessa faze temos que fazer coisas por longos períodos, deixar nossa vida de lado para aprender o que nos repassam, e ainda pagar um valor que muitas vezes não temos, para fazer isso temos que acreditar realmente que fazer o que nos dizem é o correto, mas na verdade formação não é nada disso, formação é a sua convivência social, profissional e amorosa juntas, você é um espelho das pessoas na qual você mais tem contato, seja pessoalmente ou não.

Nosso trabalho

Existem diversos meios de trabalho, então não vou focar em nenhum para você poder se adaptar nesse ponto, vamos supor que você tivesse nota 10 em todas as matérias da escola e que tenha feito uma ótima faculdade, após isso o que ira fazer da vida?

1- Colecionar papeis com o número 10 achando que isso comprova sua capacidade de sucesso na vida?

2- Trabalhar na área e ser reconhecido?

3- Ou inovar e fazer algo diferente com o seu conhecimento?

Acredito que a maioria das pessoas gostaria da ultima alternativa, mas acha mais seguro fazer à segunda, porém todos fazem à primeira.

Vou explicar o porquê, como falei no primeiro tópico é da nossa existência querer fazer algo novo, isso nos mostra a vontade de inovar, no segundo ponto vemos uma estrada aparentemente sem saída, já que estudamos e nos dedicamos a uma coisa que no final das contas não podemos fugir dela, pois tivemos toda uma vida aprendendo uma só coisa especifica, e não aprendendo e desenvolvendo a capacidade de criação e inovação de outras coisas, e no terceiro ponto infelizmente quase todos são dessa forma mesmo que inconscientemente (com exceção de algumas raras pessoas).

Nem mesmo precisa ser uma nota 10, mas um cargo mais elevado, um certificado, um troféu e outros milhares de forma que inventaram de medir nossa capacidade em algo, todas essas formas nos fazem acreditar que somos imbatíveis, e quando perdemos alguma delas acreditamos não ser capazes, e esse é o grande erro de acreditar que algo pode medir nossa capacidade a não serem nossos próprios atos.

Nossa vida

Tenha em mente que você não é o único a tirar notas máximas ou ter um cargo especifico apenas porque teve uma boa faculdade ou tem um bom currículo, pois existem muitas pessoas no mundo que possuem diversas certificações e imensos currículos, mas que nunca tiveram uma atitude diferente das outras pessoas, e por outro lado analise os maiores gênios da historia ou os maiores empreendedores de sucesso, veja quais foram suas atitudes diante de um mundo que nos treina a copiar e nunca inovar, eles não aceitaram isso, eles foram contra maré.

Tirar uma nota 10, fazer uma faculdade ou ter diversos certificados não vale de nada quando não se tem inovação e desejo de melhorar e criar.

Mas este artigo não é para dizer que as pessoas que possuem currículos, certificados e etc não possuem conhecimento, pelo contrario, quero dizer que não são essas coisas que medem seu potencial na vida, não é uma nota 10 que te levará ao sucesso ou fracasso, mas sim sua dedicação e aprendizado.

Não se incomodem caso alguém diga que você não possui tal qualificação ou que você não é bom caso ela nunca tenha visto você atuar no que faz. Veja por um ângulo diferente, você sabe o que você faz então acredite em você e continue fazendo, pois não é um papel que te torna uma pessoa de valor e sim você mesmo.

Caso tenha gostado do artigo comente abaixo, e se não gostou, de sua opinião sobre o assunto, até a próxima!

Categoria: Gestão, Marketing
Post anterior
6 Principais pilares que fazem de você um profissional de sucesso
Próximo post
Porque o Google adwords é a ferramenta que atrai clientes
Menu