Confiança na internet – Por que muitos brasileiros ainda não tem

A internet já existe a bastante tempo e conseguiu dominar grande parte do mundo, porém aqui no Brasil ainda existem muitas pessoas que ficam com um pé atrás e não conseguem ter confiança na internet, veja abaixo os principais motivos de porque isso acontece tanto em nosso pais.

O diferente assusta

Um dos motivos de desconfiança não só nos brasileiros mas sim em todos, é que o diferente assusta, e apesar da internet não ser tão nova assim, para muitos ela ainda é uma recém nascida perto de outras mídias e meios de comunicações, assim  ficam com dificuldade em adquirir confiança na internet. Isso pode variar muito pela faixa de idade e busca por novos conhecimentos de cada um.

Os jovens de hoje já nasceram vendo a internet trabalhando e os idosos viram ela iniciar, mas mesmo assim ainda tiveram muito mais contato com mídias mais antigas como TV, rádio, jornais e revistas. Dependendo da busca por novos conhecimentos dessas pessoas mais velhas, muitos que deixaram de seguir o avanço da internet acabaram praticamente não aprendendo nada sobre internet, e se quem possuem ideia do que realmente seja, mesmo assim a internet ainda é nova para elas e por este motivo as assusta.

A disputa de mídia

Existe grande disputa entre as mídias, principalmente entre a TV e internet, esse é um dos principais motivos pelo qual grande parte dos brasileiros ainda não tem confiança na internet. Desde o início da televisão a população teve a visão ofuscada pelas experiências visíveis, já que antes da tv o que dominava era uma mídia apenas auditiva, o rádio.

Desse modo uma mídia que possibilitava visualizar o que se estava acontecendo encantou a todos, e isso virou a mídia mais poderosa de todos os tempos, fazendo com que gerações após gerações a acompanhasse diariamente. Mas com a chegada da internet, hoje estamos presenciando uma “guerra” entre mídias, onde cada lado busca conquistar e manter seu espaço.

Veja você mesmo o que a própria wikipedia fala sobre as novas mídias. Quem sempre utiliza a internet está deixando a televisão de lado e migrando quase que totalmente para o “mundo online”, mas também existe um outro lado, as pessoas que sempre estão acompanhando a televisão. Essas pessoas sempre visualizam notícias sobre a internet, mas quase sempre essas notícias são ruins e isso faz com que a desconfiança dos brasileiros aumente ainda mais referente ao uso da internet.

O gosto por críticas

Como disse acima a televisão e também outras mídias sempre mostram críticas sobre a internet, coisas como roubos, fraudes, golpes, exposição de famosos entre outras coisas, e isso faz com que as pessoas que não possuem muito conhecimento ou até mesmo utilizam a internet com raridade tenham cada vez mais desconfiança e evitem o uso da rede, isso fortalece ainda mais a falta de confiança na internet.

Mas apesar das mídias estarem buscando espaço e defendendo o que já possuem, elas estão fazendo algo sujo quando expõe na maioria das vezes o lado ruim das coisas, isso acontece porque não apenas os Brasileiros, mas as pessoas em geral preferem ver críticas ao ver coisas boas acontecendo, e as mídias buscam chamar atenção das pessoas, esse é o real motivo de vermos muito mais coisas ruins do que boas.

A internet possibilita diversas facilidades, empregos e oportunidades únicas, mas se um jornal fazer uma matéria de um jovem que ficou milionário na internet com certeza não terá tanto ibope quanto uma matéria que fala sobre uma atriz famosa que teve suas fotos intimas divulgadas por toda a internet. Isso comprova o porquê muitas pessoas ainda não confiam na internet, e principalmente os Brasileiros, que são uns dos povos mais desconfiados que existem, já que vivemos em um país rodeado por golpes, falcatruas e corrupção. Isso faz de nós um povo muito desconfiado.

Más experiências

Pessoas que já acessam a internet por um tempo e já tiveram algumas experiências na rede muitas vezes desconfiam e perdem confiança porque tiveram más experiências que diversas vezes são causadas por falta de atenção ou experiência online. Essas más experiências vão desde percas em dinheiro por ter comprado um produto em uma loja virtual não confiável a até mesmo fotos publicadas em redes sociais que acabaram virando fakes.

Essas experiências fazer algumas pessoas evitarem o uso da internet e consequentemente falar mal dela para outras pessoas, e isso se torna uma grande nuvem dependendo da comunidade onde acontece, ex: você pode não comprar em uma loja confiável na internet porque eu falei que meu irmão comprou pela internet e não recebeu, mas o que você não sabia é que a loja que meu irmão comprou não era confiável e não possuía nem mesmo um meio de contato.

E por causa de uma site mal intencionado ou outros que fazer o trabalho honestamente são atingidos, criando assim uma grande nuvem e fazendo as pessoas não confiarem na internet.

O tempo passa e as coisas mudam

Temos que ter em mente e aceitar que o tempo passa e as coisas mudam, e mesmo diversas mídias dando ênfase nos pontos ruins da internet, essa grande rede não para de crescer e está até mesmo se expandindo para o fundo off-line, atingindo a educação, empresas e toda a sociedade.

Nos dias de hoje estamos conectados até mesmo sem sabermos, por meio de sistemas governamentais. E também as outras mídias estão começando a entender que devem se unir a internet e não andar contra, pois ir contra a internet é ir contra a evolução da mídia. A internet ganhou muito espaço em pouco tempo se compararmos com as outras mídias, e quem busca conhecimento, produtos e serviços estão migrando para buscas e aos poucos para compras online.

As empresas que querem ser o futuro e se tornarem grandes precisam estar na mídia que mais cresce no mundo, precisam estar online. Seja por meio de uma loja, site, blog ou até mesmo redes sociais, a presença online sem dúvidas faz diferença hoje e irá comandar no futuro.

Ter confiança na internet é o básico, estar nela é essencial para as empresas.

Neste outro artigo mostramos a importância da sua empresa estar na internet urgentemente. Mesmo que muitos brasileiros não confiem na internet, hoje as gerações estão passando e se atualizando, e isso não tem outro caminho a não ser o encontro de toda população com a internet.

Desse modo a desconfiança na internet ainda existe, mas será por pouco tempo já que todos estão se rendendo cada vez mais a praticidade e força da internet. Sabe algum outro motivo ou gostaria de dar sua opinião?

Fique a vontade e comente abaixo! Até mais!

Categoria: Gestão, Marketing
Post anterior
Abrir um negócio próprio – 5 Coisas que ninguém vai te falar
Próximo post
Investir em publicidade online ou tradicional? Análise Completa!
Menu