As vantagens de aplicar o marketing digital no negócio

Sem dúvidas você já ouviu falar em marketing digital nos últimos anos, mas afinal você sabe quais as vantagens de aplicar o marketing digital na sua empresa?

Se não tem ideia das vantagens do marketing digital, hoje você irá ver porque deve iniciar o quanto antes a utilizar no seu negócio e tirar proveito dessa área que esta literalmente acabando com as outras mídias e formas de divulgação, as deixando em segundo plano pelas grandes marcas.

Quero ser breve neste artigo então vamos direto ao ponto:

Segmentação de público

Um dos mais importantes pontos de utilizar o marketing digital é o seu poder de segmentação de público, isto significa que na internet podemos literalmente escolher que irá visualizar nossos conteúdos, seja uma segmentação por idade, localização, poder aquisitivo, gostos pessoais, gênero e muitos outros “filtros” que nos possibilitam segmentar seus anúncios e conteúdos.

Vamos supor que você venda salto alto de luxo para a sua região, então poderá segmentar materiais para mulheres na faixa etária entre 20 a 45 anos, de classe A e B, que busquem conteúdos similares no Google e acompanhem páginas similares no Facebook.

Comunicação personalizada

Não é novidade para ninguém que a internet é um universo totalmente personalizado, mas poucos sabem até onde essa personalização vai. Personalizar uma foto é mero detalhe, aqui estou falando de personalizar ações para cada pessoa de forma individual, por exemplo vamos supor que uma pessoa receba um tipo de conteúdo seu, e quando ele entrar no seu site ele irá receber outro tipo de conteúdo e mais ainda, dependendo da página que ele acesse ele irá receber um conteúdo totalmente diferente.

Conteúdo A para a página A

Conteúdo B para a página B

Conteúdo AB para quem passou pela página A e página B

E assim por diante, cada ação representa uma reação, tudo de forma estratégica e planejada para levar o visitante a conhecer sua marca e se tornar um cliente comprador.

Menor custo

Como já abordei no primeiro ponto do artigo a segmentação é responsável por grande parte desta diminuição de custo no marketing digital se comparado a formas tradicionais utilizadas por algumas empresas, porque ao mesmo tempo que você pode investir R$2.000,00 para anunciar em uma revista e atingir apenas o público desta mesma revista você poderia investir os mesmos R$2.000,00 para anunciar apenas para o público interessado em seus produtos, filtrando e retirando todas as pessoas que não possuem interesse no seu produto do seu canal de divulgação, diminuindo monstruosamente seus custos.

O custo de uma ação digital é muito menor do que qualquer forma impressa, já que não existem gastos com maquinários, matéria prima e mão de obra para entregar esses conteúdos.

O segredo não é investir menos mas sim conseguir o máximo de retorno sobre seus investimentos.

Sustentabilidade

Não digo sustentabilidade ligado a preservação da natureza, apesar do marketing digital também ajudar com isso evitando utilização de papeis e plásticos. +1 ponto para o digital  ;-)

A sustentabilidade é o tempo que o seu anúncio ou conteúdo irá se manter vivo na internet e apesar do mundo digital ser extremamente veloz ele é muito mais sustentável do que outras mídias.

Por exemplo anúncios em TV ou rádio são vistos uma única vez mas não podem ser consultados quando a vontade de comprar aparece, anúncios em jornal ou revista podem ser consultados porém o impresso precisa estar por perto antes que a vontade passe, já anúncios na internet podem ser ser vistos e consultados a qualquer momento através do celular, então se surgir a vontade de comprar você simplesmente vai sacar seu celular do bolso e pesquisar não é verdade?

Mas cada mídia tem sua função, se quiser saber mais confira este nosso outro artigo: Investir em publicidade online ou tradicional? Análise Completa!

Mensuração

Outro ponto que difere muito o marketing digital e tudo que esta dentro dele é a forma de mensuração dos resultados, que são exatas!

Na internet conseguimos números de quantas pessoas visualizaram um banner, quantas clicaram e o mais importante, quantas destas pessoas compraram seu produto.

Nenhum outro canal de divulgação possibilita fazer isso de forma tão precisa. E falando em precisão vamos para o próximo ponto.

Precisão

Já filtramos quem visualiza nossos conteúdos, já personalizamos nossa comunicação com eles, já vimos o quanto nosso material permanece ativo na internet e já mensuramos os resultados, mas é agora que fazemos a mágica do marketing digital funcionar.

Precisão é reunir as informações captadas durante um certo período e otimizar esses resultados, excluindo o que deu errado e dando ênfase no deu certo.

Fazendo isso conseguimos ainda mais resultados e economia. Conseguimos espremer cada gota de resultado que o seu investimento é capaz de trazer, usando cada centavo do seu investimento para trazer retornos.

Engajamento

Por último mas não menos importante esta o poder que o marketing digital trás em engajar seu público com a sua marca. Engajar é trazer as pessoas para perto de você, se juntar a elas.

A internet diferentemente de outras mídias é um canal de mão dupla onde a marca fala e o consumidor também fala. Possibilitando a melhora do seu produto através dos feedbacks dos clientes.

Sabendo fazer uma boa estratégia de marketing digital é possível criar fans da sua marca, pessoas que querem defendem o propósito da empresa e consequentemente defender os produtos da empresa.

 

Tentei ser breve em um assunto é que extremamente extenso, mas é isso. O marketing digital trás muitas vantagens para quem sabe aplicar de forma certa no negócio.

Mas estas vantagens é apenas para quem aplica, então vamos lá! Faça sua empresa utilizar todo o potencial da internet a seu favor.

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Aguardo sua mensagem nos comentários. Abraços!

Categoria: Marketing, Vendas
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